Michael Johnston é um dos alvos do Flamengo para a sequência da temporada. O clube pretende pagar cinco milhões de libras (cerca de R$ 37 milhões na cotação atual) para contratar o atacante naturalizado irlandês do West Bromwich, atualmente na segunda divisão da Inglaterra, e da seleção. O nome do jogador de 26 anos pegou a torcida de surpresa neste sábado, mas ele se encaixa nos critérios desejados pelo departamento de futebol liderado por José Boto e Filipe Luís.
Apelidado de Mikey, o atleta nascido na Escócia estava no West Brom desde 2023, quando foi emprestado pelo Celtic, clube que o revelou para o futebol e onde trabalhou com Ange Postecoglou, treinador campeão da Liga Europa com o Tottenham.
Após uma primeira temporada de sete gols e duas assistências em 20 jogos, na qual o West Brom quase conseguiu o acesso à Premier League, ele foi contratado em definitivo por três milhões de libras (R$ 21,7 milhões à época) e assinou contrato válido por quatro temporadas.
Em 2024/25, no entanto, o ponta pelo lado esquerdo foi bem menos produtivo, com uma menor quantidade de participações em gols — apenas três gols e cinco assistências —, apesar de ter entrado em campo em 41 partidas — 25 como titular. Seu time terminou na nona colocação da segunda divisão, bem abaixo da briga pelo acesso à primeira divisão.
Apesar disso, Johnston agradava à torcida por conta de sua habilidade, agilidade e a capacidade de criar chances para os companheiros. Seus cruzamentos e enfrentamentos no “um contra um”, principalmente em contra-ataques, também são um dos destaques — o que chama a atenção do Flamengo, desejoso por jogadores de lado que saibam criar espaços em defesas fechadas. Assim, recebeu o apelido de “Magic Mikey”.
Na Inglaterra, o surgimento da negociação do irlandês com o Flamengo gerou alvoroço entre fãs e jornalistas que acompanham o West Browmich. Muitos valorizam a oportunidade que ele recebe de sair para um dos maiores times da América do Sul.
Mikey também atua pela seleção da Irlanda, tendo sido convocado pela primeira vez em 2023 e já tendo marcado dois gols e dado uma assistências em 15 jogos. Na data Fifa de março deste ano, foi titular em duas partidas da Liga das Nações da Uefa, ambas contra a Bulgária.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/q/5/JHYT5ZQHifvVHj5cQqeA/screenshot-2-.png)
O atacante pretendido pelo Flamengo fez toda a sua formação no Celtic, onde se lançou ao futebol profissional em 2017. Sua naturalização para o país vizinho na Grã-Bretanha ocorreu por motivos familiares, mas Johnston só deixou de pertencer ao clube escocês em 2024.
O único outro lugar onde Mikey Johnston atuou foi o Vitória de Guimarães, de Portugal, onde esteve sob o olhar de José Boto. Também emprestado pelo Celtic, atuou em 31 partidas na temporada 2022/23, marcando três gols e cinco assistências.
Agora, se encaminha para deixar a Europa pela primeira vez na carreira. Segundo o jornalista Venê Casagrande, ele é esperado no Rio de Janeiro nesta terça-feira para assinar contrato de quatro temporadas.