Santa Teresa se prepara para um mês de maio movimentado no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas). O espaço vai receber eventos gratuitos dois fins de semana seguidos: a Feira de Cerâmica de Petrópolis e o Festival Vegannezando.
- Evento: Mercado Municipal de Niterói recebe pela primeira vez o Festival Nordestino
- Apartamento em edifício tombado: Conheça o imóvel em Copacabana à venda por R$ 800 mil
Neste sábado (3), das 11h às 18h, tradicional a Feira de Cerâmica de Petrópolis reunirá mais de 20 expositores no terraço do centro cultural. Além da exposição e comercialização de peças únicas, a programação incluirá oficinas, rodas de conversa e demonstrações ao vivo com ceramistas de Petrópolis e do Rio.
—A feira propicia a reunião de amantes da cerâmica e uma rica troca de ideias, reforçando a conexão com essa expressão artística milenar — diz Alice Cavalcante, uma das produtoras que participará do evento.
Iniciada nos anos 1920 na Cidade Imperial, a tradição ceramista ganhou força nas últimas décadas. Atualmente, há cerca de 40 ceramistas em atividade na região. O evento, que chega à sua sexta edição, também visa a impulsionar o turismo.
No fim de semana seguinte, dias 10 e 11 de maio, das 9h às 18h, será a vez de o público curtir a 23ª edição do Festival Vegannezando. Após mais de dois anos de pausa, a feira retorna em grande estilo, agora em formato de festival multicultural. Serão mais de 45 expositores veganos, além de ampla programação de shows, oficinas e palestras (com tradução em libras) sobre sustentabilidade e atividades infantis. A expectativa é reunir cerca de quatro mil pessoas ao longo dos dois dias.
— Não é um evento que se propõe a impor valores ou regras, mas sim a apresentar uma nova forma de viver. É um espaço de experimentação, cultura e acolhimento. A cada edição, novos parceiros chegam para somar, trazendo suas paixões e propósitos, tornando esse movimento ainda mais bonito e significativo — diz Flávia Salles, diretora de produção do festival.
O público encontrará barracas de culinária vegana variada — de gastronomia baiana a comida boteco e opções crudívoras —, além de moda, cosméticos, acessórios e produtos artesanais, todos feitos com matéria-prima vegetal.
— O Vegannezando é um espaço de educação e transformação, onde cada participante se torna agente de mudança. Esse retorno marca uma conquista muito especial, uma retomada em grande estilo numa versão ampliada e cada vez mais promissora para esse mercado que só cresce — completa Flávia.
Em paralelo, a feira contará com uma programação musical eclética. No sábado, subirão ao palco Gabi Blue, Negadêza e Rala Côco, Trio Samburá e Saoko. No domingo, será a vez de Marcelo Ceará, Bebadafonte, Baque Mulher e Trio Pedra Branca.