Repleta de atrações culturais, gastronômicas, de negócios e de lazer, São Paulo segue como o destino mais procurado do país. Em 2024, a capital liderou a busca de turistas brasileiros e estrangeiros, segundo levantamento da Decolar, e encerrou o ano com seus melhores índices, desde 2020, em ocupação hoteleira e movimentação nos aeroportos. Com 158 museus, 145 teatros, mais de 30 mil bares e 20 mil restaurantes de 52 cozinhas variadas, a cidade amplia sua agenda turística com novas formas de apresentar seu patrimônio a visitantes e moradores.
O programa Vai de Roteiro, da Prefeitura de São Paulo, integra esse movimento ao oferecer passeios gratuitos guiados por profissionais credenciados. Com 30 programações ativas, aproxima o público de monumentos, patrimônios históricos, áreas verdes e espaços que refletem a pluralidade da metrópole. Alguns dos itinerários incluem cobrança de ingresso, sempre informada previamente.
Três novos percursos passam a integrar a agenda nesse mês de novembro, com saídas aos sábados para Jardim Botânico; Guardiões da Cidade — que percorre o Complexo da Luz; e Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).
“A ampliação do programa Vai de Roteiro é uma meta de gestão, e escutamos sempre os turistas quando vamos inaugurar novos passeios guiados, pois queremos estar também alinhados com as demandas deles”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rui Alves. “Nosso objetivo é também oferecer diversidade de temas, com opções de turismo histórico, religioso, cultural, esportivo, entre outros”, conclui.
Maior área de mata atlântica preservada dentro da capital, o Jardim Botânico de São Paulo é o cenário para um passeio de duas horas que percorre o Bosque do Pau-Brasil, o jardim sensorial, as estufas e o Museu Botânico. Para quem participa do Vai de Roteiro, o ingresso tem 50% de desconto, adquirido até um dia antes. Além de sua relevância na conservação de espécies nativas, o espaço cumpre papel fundamental na promoção da educação ambiental e na conexão do público com a natureza.
Com o crescente interesse pelas modalidades olímpicas e pelo desempenho dos atletas brasileiros, o COTP torna-se um ambiente de grande apelo turístico. O itinerário inclui a pista de atletismo, a Sala de Boxe, o Corredor Olímpico, o Bosque da Fama, as piscinas, o Corredor de Arte e a academia onde jovens talentos se preparam para competições.
Voltado aos interessados no universo da segurança pública, o roteiro Guardiões da Cidade percorre unidades emblemáticas da Polícia Militar, no Complexo da Luz — entre elas, o Batalhão Tobias de Aguiar (Rota), o Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e o Batalhão de Choque, com exibição das motos da Rocam e do veículo blindado do Choque. A visita termina com uma apresentação do Corpo Musical da PM.
●Saídas: sábados, às 10h.
●Ponto de encontro: portaria principal do Jardim Botânico (Av. Miguel Stéfano, 3.031, Água Funda).
●Itinerário: Bosque do Pau-Brasil; Jardim Sensorial; Estufas e Portões Históricos; Museu Botânico João Barbosa Rodrigues.
●Duração aproximada: 2 horas.
●Ingresso: a entrada no local não é gratuita. Há um desconto promocional de 50% no valor do ingresso de entrada para os participantes do programa Vai de Roteiro.
Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COPT)
●Saídas: sábados, às 10h.
●Ponto de encontro: Estação AACD – Servidor (Linha Lilás do Metrô).
●Itinerário: Pista de Atletismo; Bosque da Fama; Sala de Boxe; Corredor Olímpico; Piscinas; Academia; Ginástica; Corredor de Arte.
●Duração aproximada: 2h30.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/q/v/FJjTjAQDqvAMSNs19IgA/rota.jpeg)
●Saídas: quinzenalmente, aos sábados, às 10h.
●Ponto de encontro: bilheteria da Estação Tiradentes do Metrô.
●Itinerário: Batalhão da Rota (pátio interno e túneis); Regimento de Polícia Montada 9 de Julho – Cavalaria; 2º Batalhão de Polícia de Choque; apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar.
●Duração aproximada: 2 horas.

