Em vídeo publicado no X, Cleitinho também diz ser a favor de projeto de taxação dos super-ricos O senador bolsonarista Cleitinho (PL-MG) pediu para que o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) vete o aumento no número de deputados, aprovado na semana passada. Em uma gravação publicada no X no final de semana, ele pede para o mandatário não sancionar a elevação no número de representantes na Câmara de 513 para 531. A mudança favoreceria Minas Gerais, estado pelo qual ele foi eleito, que ganharia mais uma cadeira na Casa.
Initial plugin text
— Lula, eu não sou seu aliado, mas sou aliado do povo. Então, tudo que for a favor do povo, eu vou apoiar— disse Cleitinho. — Se o Lula vetar esse projeto, vai votar para o Congresso Nacional, e aí vamos ver quem é deputado e senador a favor do povo. Se derrubar esse veto do Lula, vocês podem ter certeza de que o Congresso Nacional é inimigo do povo.
No vídeo, o senador também diz que “não adianta o Congresso Nacional apontar o dedo na cara” do presidente Lula para dizer que “tem que cortar gastos enquanto vota um projeto para aumentar gastos, que é o aumento do número de deputados”. Como mostrou o GLOBO, a mudança pode provocar um impacto anual de R$ 64,6 milhões, o que seria resolvido com o remanejamento de recursos já previstos no orçamento.
Uma emenda proposta senador Alessandro Vieira (MDB-SE) estabeleceu que as despesas totais do mandato dos deputados não podem ter aumento na próxima legislatura. Dessa forma, a “despesa total relacionada ao exercício do mandato” dos próximos anos será mantida com base no ano de 2025.
Além da reorganização dos gastos, a criação de novas vagas, porém, pode desencadear um efeito cascata com a alteração da composição de assembleias legislativas estaduais. O dinheiro reservado a emendas parlamentares também pode sofrer impacto, já que não há previsão sobre o que acontecerá com esse tipo de despesas.

Senador bolsonarista pede a Lula veto aumento de deputados: 'Não sou seu aliado, mas sim do povo'