A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura da Grande Tijuca fizeram nova operação de demolição nesta quarta-feira (07/05) num ferro-velho localizado na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, ao lado da entrada da Favela do Metrô. O local havia sido demolido em fevereiro deste ano.
Durante a nova ação, as equipes encontraram, atrás do muro onde funcionava o antigo ferro-velho, uma caçamba de lixo e uma estrutura improvisada, semelhante a uma cabine, que estava sendo utilizada para a receptação de materiais sem procedência, incluindo cobre e fios encapados que foram encontrados no local. Os agentes também encontraram três balanças de precisão, entorpecentes, dezenas de objetos perfurocortantes, duas câmeras de vigilância, réplicas de arma de fogo e uma máscara de palhaço.
— Recebemos novas denúncias que o local seguia fazendo receptação de materiais furtados e funcionando como espaço para venda de produtos sem procedência. Novamente encontramos fios e cobre, além de réplicas de armas de fogo, drogas e facas — explicou o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
O muro, com 12 metros de extensão, e a estrutura foram demolidos pelas equipes da Seop. A caçamba foi removida, junto com aproximadamente oito toneladas de entulho, pela Comlurb. O proprietário do terreno não foi localizado.
Além da Comlurb, participaram da operação agentes da Light, Águas do Rio, RioLuz e da Polícia Militar, que deu suporte para a segurança da equipe durante a operação.
Segundo o subprefeito da Grande Tijuca, Higor Gomes, estruturas como este ferro-velho, usadas como ponto de armazenamento e venda de materiais roubados é uma das principais queixas dos moradores da Grande Tijuca.