O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou nas redes sociais que está há trinta horas em greve de fome, só ingerindo líquidos. O parecer pela cassação dele foi aprovado no Conselho de Ética e agora será avaliado pelo plenário. Glauber afirma que sua postura é uma resposta ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), com quem viveu embates.
Estou há 30 horas e 30 min. fazendo somente a ingestão de líquidos. Estou no mesmo plenário que votou a minha cassação no dia de ontem. Essa tática radical é fruto de uma decisão politica: não serei derrotado por Arthur Lira e pelo orçamento secreto. Vou às últimas consequências”, escreveu Glauber.
O deputado dormiu no chão de um dos plenários de comissões da Câmara dos Deputados após prometer greve de fome. Ele também disse que não deixaria o espaço do Congresso Nacional até o fim do seu processo que pode culminar com sua cassação.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira parecer pela perda do mandato do deputado. Glauber chutou um militante do MBL (Movimento Brasil Livre), em abril de 2024, em meio a uma discussão.
O deputado do PSOL disse que utilizará todos os recursos disponíveis para questionar o processo, seja por vias legislativas ou judicialmente. O deputado pode recorrer para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também analise o parecer, antes de ir a plenário.