O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu seis alertas para chuvas intensas nas primeiras horas deste fim de semana. O tempo chuvoso deve continuar em grande parte do país ao longo do fim de semana, incluindo São Paulo e Rio, onde chove com menos intensidade. No Nordeste, o clima deve ser mais ameno. No Norte, o calor e a umidade segue atuando com intensidade, provocando precipitações mais fortes. O Inmet emitiu seis alertas para chuvas intensas nas próximas horas.
- Entenda: Rio, Porto Alegre e Punta del Este podem ficar submersas até 2100
- Brasil cada vez mais seco: país perdeu o dobro da área da cidade de São Paulo em superfície de água
Quatro informes na escala laranja, de “perigo”, indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h no Norte, além do Centro-Oeste e Sudeste, que continuam sob atuação de um centro de baixa pressão vindo do Paraguai, com imensos canais de umidade.
— Ainda temos um centro de baixa pressão favorecendo a formação de cavados, o que mantém a instabilidade principalmente no Centro-Oeste e Sudeste. No Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva continuam expressivos, especialmente no oeste e sul do estado. Em São Paulo e Minas Gerais, a chuva também persiste, atingindo principalmente o sul e leste mineiro. Já no Rio de Janeiro, a expectativa é de nebulosidade com chuva fraca — detalha a metereologista Andrea Ramos.
O órgão veiculou outros dois avisos de “perigo potencial”, em menor escala, que preveem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, percorrendo todo o Norte, uma faixa significativa do Centro-Oeste, todo o Sudeste e parte de Curitiba, afetando ainda o Maranhão. Na região Sul, a temperatura deve cair só no domingo.
— O grande diferencial na região Sul será no domingo, com a formação de uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuva de moderada a forte, com risco de rajadas de vento e trovoadas — explica Andrea.
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).