A Tesla fez recall de todos os Cybertrucks que ela produziu e vendeu nos primeiros 15 meses em que esteve no mercado dos Estados Unidos. O recall ocorreu por causa de um problema de segurança que a empresa ainda tenta resolver. Peças de acabamento de aço ao longo da parte externa do Cybertruck são unidas ao veículo por um adesivo que é “suscetível à fragilização ambiental”, podendo se soltar, disse a empresa.
- Violência: FBI investiga atos de vandalismo contra carros e instalações da Tesla de Elon Musk nos EUA
- Impacto: Tesla se preocupa com possíveis represálias por ‘tarifaço’ de Trump, de quem Musk é aliado
A montadora estima que 1% das 46.096 picapes incluídas no recall apresenta algum defeito, de acordo com um relatório enviado à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA).
A Tesla diz no relatório que pagará a conta para substituir os painéis por outros que atendam aos seus requisitos de durabilidade. No entanto, em 18 de março — o dia em que a Tesla enviou seu relatório de recall — a empresa disse que ainda não havia corrigido o problema na linha de produção. O fabricante disse que esperava resolver o problema até sexta-feira , dia 21.
“Se o painel de aço inoxidável do trilho de inclinação se desprender do veículo durante a condução, isso pode criar um risco na estrada para motoristas que vêm atrás e aumentar o risco de ferimentos ou colisão”, afirmou a Tesla. A empresa identificou 151 solicitações de garantia que podem estar relacionadas ao problema.
A Tesla fez o recall do Cybertruck seis vezes nos EUA em um ano após o lançamento da picape em novembro de 2023. Uma dessas campanhas de segurança anteriores, em junho do ano passado, referia-se a peças de acabamento ao longo do exterior da caçamba que poderiam se soltar durante a condução.
- Trump compra carro da Tesla e afaga Musk em frente à Casa Branca: o que está por trás dessa cena insólita?
As ações da Tesla caíram 42% este ano.
Desde o momento em que revelou um protótipo do Cybertruck em novembro de 2019, o CEO da Tesla, Elon Musk, posicionou a picape como resistente e forte.
“Você quer uma picape que seja realmente resistente, não falsamente resistente”, disse ele no palco de um evento em Los Angeles.
Contudo, depois de mostrar vídeos da picape resistindo a tiros e convidar Franz von Holzhausen, chefe de design da Tesla, para bater suas portas com uma marreta, uma demonstração de “vidro blindado” do Cybertruck falhou. O executivo arremessou uma bola de metal nas janelas do lado do motorista e as quebrou.
A Tesla fez pouco caso do incidente quando o Cybertruck foi colocado à venda no fim de 2023, vendendo adesivos de US$ 55 que faziam alusão às janelas danificadas e que se esgotaram rapidamente. No entanto, falhas nas peças de acabamento da picape para permanecerem aderidas ao veículo não são os únicos incidentes que levantaram questões sobre a durabilidade da picape.
- Nos EUA: Fábrica da Tesla nos EUA, de Musk, tem ‘digital‘ de imigrantes ilegais
Em agosto, o YouTuber Cody Detwiler — cuja conta WhistlinDiesel possui 9,31 milhões de assinantes — lançou um vídeo comparando como o Cybertruck e a picape F-150 mais vendida da Ford se mantêm ao longo de uma série de acrobacias extremas. O vídeo, que captura a estrutura da picape da Tesla se partindo quando as duas picapes foram engatadas uma à outra por seus ganchos de reboque, acumula quase 31 milhões de visualizações.
Em um vídeo mais recente do canal JerryRigEverything no YouTube, de Zack Nelson, a parte traseira da estrutura do Cybertruck colapsa durante um teste de resistência.
Musk defende a picape, dizendo no X, no mês passado, que o Cybertruck era “seguro em nível apocalíptico”, após o veículo obter cinco estrelas em uma classificação geral de segurança da NHTSA.