O aniversariante desta segunda-feira (14) é Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e estão todos convidados para a festa. Como já é tradição, a instituição comemora seu aniversário com as portas abertas e programação gratuita. A celebração pelos 116 anos começa às 9h com a tradicional Banda dos Fuzileiros Navais. Em seguida, uma série de apresentações, que passam por música, teatro e balé, encerrando com a ópera “Os pescadores de pérolas”, de Bizet, no Salão Principal.
- Rio Harp Festival: 84 concertos gratuitos transformam a cidade na capital das harpas
- Festival de Teatro Amir Haddad: Fernanda Montenegro e Marco Nanini participam do evento, com ingressos a preços populares; veja programação
Durante o dia, a programação inclui apresentações do Coral Francês ‘Ensemble Vocal du Conservatoire di Rouen’, sob a regência de Karl Espinasse, e do Quarteto de Cordas Ornamentus, formado exclusivamente por mulheres para realizar concertos temáticos para a Série Candlelight Concerts. O projeto Ópera do Meio-Dia também está no programa, com “A italiana em Argel”, comédia de Gioachino Rossini; além de apresentação das bailarinas do Theatro Municipal, visita guiada e mais.
A festa termina com o o ensaio geral de “Os pescadores de pérolas”, às 19h, na Grande Sala, com solistas, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Essa é a única atração que não tem mais ingressos disponíveis, pois já foram distribuídos na última quinta-feira.
- 9h: Apresentação Fuzileiros Navais, na escadaria externa
- 10h: Coral Ensemble vocal Du Conservatoire Di Rouen, da França, na escadaria interna
- 11h: Quarteto Ornamentus, no Foyer
- 12h: Ópera do Meio-Dia, com “A Italiana em Argel”, comédia de Gioachino Rossini, na escadaria interna
- 13h: Apresentação de bailarinas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), no Salão Assyrio
- 13h30: Apresentação de bailarinas da Cia BEMO, no Salão Assyrio
- 14h: Ballet do Theatro Municipal (BTM), no Salão Assyrio
- 14h: Visita guiada especial, com passagem pela exposição “Entre o Rio dos pássaros pintados e o Rio de Janeiro: diálogos artísticos uruguaios e fluminenses no Theatro Municipal”
- 15h: Ação Social pela Música (ASM), no Boulevard da Av. Treze de Mai
- 16h: Grupo Os Pequenos Mozart, na escadaria interna;
- 17h: Banda Sinfônica IBME, na escadaria externa
- 18h: Palestra da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, no Salão Assyrio
- 19h: Apresentação de “Os Pescadores de Pérolas”, de Bizet, no palco principal
- Theatro Municipal de Portas Abertas – Aniversário de 116 anos
- Onde: Praça Floriano, Centro;
- Quando: 14 de julho. Seg (14), das 9h às 19h
- Ingressos gratuitos estarão disponíveis para retirada uma hora antes de cada apresentação na lateral da Av. Rio Branco. As entradas para o ensaio geral da ópera “Os pescadores de pérolas” já foram distribuídos no último dia 10.