O presidente Donald Trump caracterizou as enchentes que atingiram o centro do Texas como “terríveis” e prometeu apoio federal após a tragédia. Ao menos 24 pessoas morreram no Condado de Kerr, segundo informou o xerife do condado, Larry Leitha.

  • Imigração nos EUA: Veterano luta pela liberdade da esposa presa por agentes de imigração dos EUA apenas três meses após dar à luz
  • Seis meses no poder: Da Suprema Corte ao Congresso, Trump acumula vitórias na Casa Branca

— É terrível. As enchentes? É chocante. Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas [morreram], mas parece que alguns jovens perderam a vida — disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, enquanto viajava para seu clube de golfe em Nova Jersey.

Ao ser questionado se haverá ajuda federal, ele respondeu:

— Ah, sim, vamos cuidar disso. Estamos trabalhando com o governador. Estamos trabalhando com o governador. É algo terrível.

Na manhã de sábado, equipes continuavam as buscas por sobreviventes e vítimas fatais no centro do Texas, um dia após as águas invadirem um acampamento de verão e diversas residências, matando ao menos 24 pessoas e deixando até 25 meninas que estavam no acampamento desaparecidas.

As enchentes continuavam em algumas áreas neste sábado, e a previsão era de mais chuvas intensas, com possibilidade de pontos isolados registrando até 25 centímetros de precipitação.

Enchentes causam estragos no Texas — Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP

As meninas desaparecidas estavam no Camp Mystic, às margens do rio Guadalupe, próximo à cidade de Hunt, no Condado de Kerr, de acordo com o xerife local. Pais desesperados postaram fotos de seus filhos nas redes sociais em busca de informações e muitos se dirigiram a centros de reunificação na tentativa de localizar entes queridos.

Um número ainda indefinido de outras pessoas também está desaparecido, informou o Condado de Kerr em uma atualização divulgada na noite de sexta-feira, citando o xerife Larry Leitha.

Segundo a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), o nível das águas do rio Guadalupe subiu durante a noite de dois para mais de nove metros após as chuvas. Autoridades estaduais e locais aconselharam os residentes a não viajarem pela região do rio, onde dezenas de estradas estavam “intransitáveis”.

Trump promete ajuda federal por enchentes no Texas; há 25 meninas desaparecidas após tromba d’água em acampamento