A Prefeitura do Rio apresentou, nesta sexta-feira, um balanço da implantação do cartão Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica que substituirá o Riocard nos transportes públicos da cidade. De acordo com o município, foram emitidos 1,6 milhão de cartões, dos quais 644 mil de gratuidades. Ao todo já foram realizados 2,6 milhões de cadastros (destes, 1,1 milhão de gratuidades), o que permite que mais usuários possam usar o sistema também de forma digital.
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A partir deste sábado, dia 5 de julho, o Jaé passa a ser obrigatório para passageiros com direito à gratuidade em todos os modais municipais, sendo eles ônibus, VLT, BRT, vans e “cabritinhos”. A virada definitiva para todos os usuários está prevista para 2 de agosto.
A coletiva, realizada no Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR-Rio), contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Cavalieri e da secretária municipal de Transportes do Rio, Maína Celidono. O prefeito Eduardo Paes não compareceu.
— Estamos satisfeitos com a adesão e tranquilos e seguros com o início da operação das gratuidades amanhã. Bom que isso aconteça entre um ponto facultativo e feriado com menor circulação. Claro que podem acontecer casos pontuais — disse Cavalieri.
Na semana passada, a secretária Maína Celidonio afirmou que 2,4 milhões de cadastros haviam sido realizados, com mais de 1,4 milhão de cartões emitidos. Cerca de 440 mil passageiros estavam utilizando o Jaé por dia. Segundo ela, a maior parte da demanda vinha de idosos em busca da retirada do cartão.
Criado para ampliar o controle público sobre a bilhetagem e facilitar a integração entre diferentes modais, o Jaé tem enfrentado dificuldades desde o início. A primeira previsão de implantação do novo método de pagamento era fevereiro de 2024. Relatos de filas nos postos, atrasos na entrega de cartões, falhas técnicas e atendimento precário têm marcado o processo de substituição.
No mês passado foram registrados casos em que idosos chegaram a passar mal durante a espera pelo atendimento, que, em alguns casos, ultrapassou quatro horas debaixo de sol forte e em pé, cenário que foi visto, por exemplo, no posto de Madureira, encarregado de atender toda a demanda da Zona Norte. Diante da situação, houve ajustes no atendimento e o vice-prefeito chegou a se desculpar pelos transtornos.
Entre os principais entraves apontados estão a limitação de postos físicos para retirada, a sobrecarga dos canais digitais e os problemas nos validadores dos ônibus. Em diversos pontos da cidade, usuários relataram lentidão no sistema, cobrança indevida de passagens e necessidade de retorno ao Riocard por conta de falhas no novo serviço. A situação provocou aglomerações em centros de atendimento, com longas filas, espera sob sol forte e falta de estrutura mínima para acolher a população.
Super Postos de Atendimento
- Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Demais Postos de Atendimento
- Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova (Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)
- Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Atendimento apenas ao público geral a partir de 25 de junho.
- Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.
- Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Muitos usuários ainda têm dúvidas e reclamações sobre o sistema de bilhetagem. Assim, a equipe do GLOBO, reuniu algumas das questões que mais afligem os passageiros:
Quem tem o RioCard e só usa transporte municipal: o que acontece com o saldo remanescente? É possível transferir para o Jaé?
O saldo do Riocard não é transferível para o sistema Jaé. O recomendado é que o usuário utilize o saldo atual do Riocard até o dia 2 de agosto, quando o Jaé passará a ser o único meio aceito nos transportes municipais do Rio (ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos). Vale ressaltar que os modais regulados pelo Governo do Estado (ônibus intermunicipais, Metrô, Trem e Barcas) seguirão aceitando Riocard.
Dá para receber o cartão físico em casa? Tem custo? Em quanto tempo chega?
Sim. A entrega domiciliar está disponível pelo aplicativo, com uma taxa de conveniência de R$ 7,95. O prazo médio de entrega é de até 72 horas. Para idosos da cidade do Rio que solicitarem o cartão, a entrega é gratuita.
Como funciona a integração tarifária no Jaé e com quais modais ela vale?
O Jaé garante as mesmas regras do Bilhete Único Carioca: até três embarques consecutivos no mesmo sentido em até três horas, desde que uma das viagens seja no BRT. Sem o BRT, o limite é de duas viagens. A integração vale apenas para os transportes municipais (ônibus, BRT, VLT e vans). Modais estaduais (trem, metrô, barcas, ônibus intermunicipais) continuam com o sistema RioCard.
Quais são os documentos necessários para sair do posto com o cartão Jaé?
Identidade com CPF e fotografia. No entanto, para pessoas alguma deficiência, também é necessário apresentar um laudo médico da Clínica da Família.
Transição em duas fases
A Prefeitura do Rio anunciou, no último dia 12, os prazos para que o sistema de bilhetagem eletrônica seja o único aceito nos transportes sob administração do município (ônibus municipais, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”). A previsão é de que ocorra em duas fases: 5 de julho (sábado) e 2 de agosto.
Todas as gratuidades passam a ser exclusivamente operadas pelo Jaé. A partir dessa data, o Riocard deixará de ser aceito para esse público nos modais municipais.
- maiores de 65 anos moradores, os cartões físicos podem ser recebidos em casa, de forma gratuita, com solicitação via aplicativo
- PCDs e doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade do Rio, unidade de saúde da SMS cadastra o beneficiário, pode ser retirado em uma das lojas, de forma gratuita, ou em casa, mediante pagamento de taxa de R$ 7,95
- estudantes da rede pública de ensino fundamental e ensino médio da cidade do Rio; universitários beneficiados pelos programas do governo federal de cotas; Programa Universidade para Todos de instituições de ensino superior localizados na cidade do Rio
- alunos universitários de baixa renda
Somente o Jaé poderá ser utilizado para realizar integrações entre diferentes meios de transporte municipais (ônibus, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”), no prazo de 3 horas.