BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

‘Vale tudo’ está abrindo uma nova maneira de ver novela

BRCOM by BRCOM
abril 17, 2025
in News
0
Raquel e Ivan se conhecem na versão original e no remake de 'Vale tudo' — Foto: Reprodução

Odete Roitman (Débora Bloch) chegará a “Vale tudo” no próximo dia 28 e a expectativa já é enorme. A volta ao ar desse clássico da teledramaturgia brasileira não vem mexendo apenas com a memória afetiva do público e multiplicando as citações a Beatriz Segall, primeira intérprete da personagem. Ela também está promovendo novas maneiras de assistir a um conteúdo audiovisual.

É uma ironia: as novelas são a epítome da TV linear. Foi a fidelidade e a paixão dos noveleiros que determinaram a grade do horário nobre. Ninguém poderia imaginar, portanto, que a mais surpreendente das mudanças de comportamento viria logo de um produto tão tradicional.

Raquel e Ivan se conhecem na versão original e no remake de ‘Vale tudo’ — Foto: Reprodução

Nos últimos anos, a vitalidade do gênero vem sendo questionada insistentemente. A morte do melodrama foi declarada mais de uma vez. Algumas tramas chegaram a emular as séries numa tentativa de agradar a um espectador que queria mais ação.

A telenovela pode não reinar absoluta na tela, como no passado. Mas continua sendo a maior força capaz de reunir as massas para debater um assunto. “Vale tudo” está demonstrando isso.

À primeira vista, ela está no ar em duas versões: há o remake de Manuela Dias, na Globo, e o original, de 1988, de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, no Globoplay. Mas nada é tão simples e binário quando se trata dessa história rica, adorada e muito lembrada.

Paolla Oliveira e Renata Sorrah: Heleninha, a Helena Roitman de'Vale tudo' — Foto: Globo/ Marcos Serra Lima (Paolla) e Adir Mera / Agência O Globo (Renata)
Paolla Oliveira e Renata Sorrah: Heleninha, a Helena Roitman de ‘Vale tudo’ — Foto: Globo/ Marcos Serra Lima (Paolla) e Adir Mera / Agência O Globo (Renata)

A produção está sendo acompanhada por muito mais meios que apenas dois. A internet oferece farto arquivo de vídeos curtos — os “cortes” — com cenas antigas. Eles se misturam a trechos recentes. Tem gente seguindo tudo pelas redes sociais, tem gente vendo na TV aberta e no Globoplay. Uma maioria esmagadora usa todas essas telas. Essa forma embaralhada de acompanhar o enredo tem um efeito inédito curioso. Ela produz uma novela paralela. É a novela que emerge da comparação.

A “Vale tudo” de 1988 foi uma produção irretocável — refiro-me ao texto, à direção e ao elenco. Por isso, ninguém pode imaginar que um remake estará livre das acareações. A Maria de Fátima de Gloria Pires pauta todas as Marias de Fátimas que possam surgir. O mesmo se aplica a Odete Roitman de Beatriz Segall, a Raquel de Regina Duarte, ao Ivan de Antônio Fagundes e por aí vai.

Quem se der ao trabalho de assistir à nova leitura na TV e depois procurar o mesmo capítulo no Globoplay vai se divertir com a confrontação. Certas interpretações são imbatíveis, mas existem casos em que duas atrizes conseguem imprimir sua marca à mesma figura com brilho. O bom exemplo é a Raquel de Regina Duarte e a de Taís Araújo, dois êxitos. A iluminação de 1988 perde para a atual: a primeira versão tinha sequências muito escuras. A câmera fazia trajetos estilosos, partindo, por exemplo, de um canto do quadro. Danton Mello, criança, vivia o filho de Ivan. O exercício é rico e instigante. “Vale tudo”, como as boas novelas, pelo visto tem muitas vidas.

‘Vale tudo’ está abrindo uma nova maneira de ver novela

Previous Post

Quatro escolas de samba do grupo especial do Rio estão sem rainha de bateria

Next Post

Expansão urbana preocupa indígenas em Brasília

Next Post
Expansão urbana preocupa indígenas em Brasília

Expansão urbana preocupa indígenas em Brasília

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.