BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

veja atrações culturais para curtir o fim de semana na Zona Norte

BRCOM by BRCOM
abril 11, 2025
in News
0
O Véu de Amani, de Renata Diniz (DF), será exibido hoje, às 20h</caption> — Foto: Divulgação

A magia do cinema vai ocupar praças da Zona Norte com arte, histórias e cheiro de pipoca. Começa neste fim de semana a 12ª edição da Mostra Nacional de Cinema Infantojuvenil, com sessões gratuitas a céu aberto em bairros como Lins de Vasconcelos, Madureira e Tijuca. A estreia será nesta sábado (12), na Praça de Cachoeira Grande, no Lins, com sessões às 18h30 e 20h, incluindo debates e quiz valendo brindes ao final da sessão.

  • Novo shopping: Centro comercial que está sendo erguido no terreno do America, na Tijuca, tem nova data de inauguração anunciada; veja vídeo e imagens do projeto
  • Barra: Universidade passa a oferecer atendimento jurídico gratuito e clínica veterinária em seu campus

Realizado pelo projeto Curta na Praça, o evento busca aproximar o público de narrativas brasileiras que valorizam a diversidade, a cultura nacional e temas essenciais da atualidade — como racismo, preconceito religioso, bullying, imigração e inclusão.

O Véu de Amani, de Renata Diniz (DF), será exibido hoje, às 20h</caption> — Foto: Divulgação

O Curta na Praça é idealizado pela atriz Juliana Teixeira e realizado pela Associação Caminho da Cultura, com patrocínio da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ao todo, 16 filmes de ficção e animação de diferentes estados do Brasil serão apresentados em praças públicas, com direito a pipoca, refrigerante e exibição acessível: todas as sessões contam com legendagem descritiva e janela com intérprete de Libras.

— Queremos que as crianças se vejam nas telas. Que sintam que o cinema também é delas. E que famílias inteiras possam se reunir num espaço de cultura e troca — diz Juliana.

Entre os destaques da mostra estão o premiado “Contos mirabolantes: o olho do Mapinguari” (PA), “Meu nome é Maalum” (RJ), “Lily’s hair” (GO) e “O véu de Amani” (DF).

https://www.<a class="wpil_keyword_link" href="https://gazetamercantil.com/baixar-video-youtube" title="youtube" data-wpil-keyword-link="linked" data-wpil-monitor-id="8576">youtube</a>.com/watch?v=KjoZiO1Yw0s

O evento também tem impacto direto nas comunidades, já que contrata moradores locais para integrarem a produção e prestarem serviços.

— É sobre ver, se ver e também fazer parte. O cinema vira uma experiência coletiva, afetiva e transformadora — frisa Juliana.

A programação pode ser consultada no Instagram @caminhodacultura. Depois do Lins, o projeto segue para Madureira e Tijuca. Ao todo, são esperados até 500 espectadores por sessão.

Sábado, às 18h30, a mostra será aberta com “Lé com cré”, dirigido por Cassandra Reis (SP), uma animação de cinco minutos realizada em stop motion com reflexões de crianças sobre dinheiro, medo e questões de gênero. Em seguida, o público confere “Os causos da bisavó”, de Rosa Berardo (GO), uma animação de nove minutos que narra os “causos” de assombração que impressionam a pequena Cora Coralina. Na sequência, será exibido “O celaticomus”, de Marcelo Tannure (MG), uma animação de 17 minutos premiada no festival Anima Mundi, que conta a história de uma misteriosa criatura do pântano. A última atração desta primeira etapa será a ficção “Dela”, de Bernard Attal (BA), com sete minutos, que trata de identidade e autoestima por meio da relação entre uma menina e seu pai.

Ainda neste sábado, a sessão das 20h, começa com o curta “Lily’s hair”, de Raphael Augusto da Silva (GO), uma ficção de 14 minutos sobre uma menina negra que não gosta dos seus cabelos e conta com o apoio de um amigo cadeirante para se redescobrir. Em seguida, será apresentado “O véu de Amani”, de Renata Diniz (DF), com 15 minutos, que acompanha uma jovem paquistanesa em sua adaptação ao Brasil. Depois, o público confere “Guri”, de Adriano Monteiro, com 13 minutos, que expõe o racismo na infância através da jornada de Victor, um menino prestes a disputar seu primeiro campeonato de bolinhas de gude. Encerrando a noite, será exibido o curta “O homem que virou meme”, de João Rabello (SP), uma ficção cômica de 11 minutos sobre um livreiro que vira meme na internet.

O circo e o teatro se encontram no palco do Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, com a nova temporada do espetáculo infantojuvenil “E assim surgiu um circo”. Em cartaz até o próximo dia 27, sempre aos sábados e domingos, às 16h, a peça promete encantar públicos de todas as idades com acrobacias, brincadeiras, cantigas e palhaçadas.

A história é conduzida por dois personagens que recebem uma missão especial: revelar como nasce um circo. Unindo as linguagens do teatro e das artes circenses, o espetáculo conduz o público por uma narrativa repleta de aventuras, interatividade e encantamento visual. Tudo isso costurado por diálogos dinâmicos e elementos que despertam o olhar lúdico e crítico da plateia.

  • Haja apetite! Confira a programação de três eventos gastronômicos na Zona Norte

Com produção do grupo Cirquinho, que desde 2019 desenvolve ações culturais voltadas à infância e à juventude, a montagem convida o espectador a revisitar o universo circense a partir de novas perspectivas.

— Em um espetáculo infantojuvenil, além de questões educativas, sociais e culturais para as crianças, compartilhamos de maneira lúdica os sentimentos de coletividade e ancestralidade — destaca o diretor Jean Fontes.

“E assim surgiu um circo” faz parte do edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura da prefeitura do Rio, por meio da Secretaria municipal de Cultura.

O ingresso custa R$ 30 (inteira), e a compra pode ser feita no site da Rio Cultura (riocultura.eleventickets.com).

veja atrações culturais para curtir o fim de semana na Zona Norte

Previous Post

Gracyanne Barbosa faz apelo após circo de ex-BBBs ser destruído por tempestade: ‘Doeu meu coração’

Next Post

Quem era Agustín Escobar, CEO da Siemens Espanha que morreu com a família em acidente de helicóptero em Nova York

Next Post
Família que morreu em queda de helicóptero em Nova York posou para foto antes de embarcar — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quem era Agustín Escobar, CEO da Siemens Espanha que morreu com a família em acidente de helicóptero em Nova York

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.