BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

veja como o câmbio que nunca dorme na Argentina reagiu à eleição parlamentar que ajuda Milei

BRCOM by BRCOM
outubro 27, 2025
in News
0
Na semana das eleições legislativas na Argentina, dólar voltou a ficar a um passo do teto da faixa de flutuação — Foto: Bloomberg

Dessa forma, foi possível conhecer em tempo real o pulso econômico e a reação dos argentinos em relação aos resultados eleitorais. No fim da noite, com os números indicando um resultado favorável à ampliação da base do presidente Javier Milei no Congresso para aprovar seus plano, a expectativa é de mais sobe e desce no câmbio do país hoje.

  • Estratégia: Crise do peso leva argentinos a migrarem para as criptomoedas
  • Roupas, eletrodomésticos, comida: Como os ‘manteiros’ argentinos vendem seus pertences na rua para fechar as contas do mês

Após encerrar a sexta-feira com o dólar novamente próximo de tocar o limite da faixa de flutuação, o câmbio oficial no mercado atacadista foi cotado a 1.491,72 pesos naquele dia, o que representa um aumento de 5,85 pesos ou 0,39% no dia, enquanto no varejo foi vendido a 1.515 pesos, indicando uma alta de 10 pesos em relação ao fechamento anterior (+0,7%).

Segundo analistas, no entanto, o câmbio teria se mantido contido durante a semana devido às intervenções no mercado argentino realizadas pelo Tesouro dos Estados Unidos.

Conteúdo:

Toggle
  • O que é o dólar cripto?
      • veja como o câmbio que nunca dorme na Argentina reagiu à eleição parlamentar que ajuda Milei

O que é o dólar cripto?

As stablecoins, como USDT ou USDC, têm paridade de um para um com o dólar americano; são criptomoedas cujo valor está vinculado a outro ativo, pois buscam evitar a alta volatilidade que caracteriza outras criptomoedas, como o bitcoin. Por terem seu valor atrelado a um ativo real, são mais estáveis.

No entanto, “seu preço é determinado pela oferta e demanda existentes e, por operarem 24 horas por dia, sete dias por semana, seu valor vai flutuar dependendo de quantas pessoas comprem e quantas vendam”, explica Andrés Villela Weisz, diretor de Tesouraria e Mercados da Lemon.

De acordo com a cotação da Lemon, a exchange mais utilizada da Argentina em número de usuários ativos (que, além disso, desenvolveu uma plataforma para acompanhar em tempo real o preço do dólar cripto no dia das eleições), o tether estava cotado a 1.572,50 pesos às 13h de domingo (hora local) e registrava uma alta de 0,96% nas últimas 24 horas. Já em outras exchanges, como a Binance, o valor ficou em 1.563,5 pesos, enquanto na Bitso era de 1.570,39 pesos.

— Isso faz dele o verdadeiro termômetro do clima político. Não é que reflita o que acontece em outros mercados, mas antecipa o que ocorrerá na segunda-feira, quando abrirem o dólar MEP, o CCL e o oficial — afirmou Mariel Lang Saez, analista financeira.

  • Veja: Cinco pontos sobre as eleições legislativas que vão testar força de Milei na Argentina

De fato, quando há eleições na Argentina, existe uma incerteza política que se traduz em risco cambial: em outras palavras, aumenta a demanda por dólares, como forma de proteção, e cresce a probabilidade de que a taxa de câmbio flutue.

No caso das últimas eleições, que ocorreram no domingo, 7 de setembro deste ano, após a derrota do governo, o preço disparou e atingiu valores em torno de 1.450 pesos. Segundo dados da exchange Bitso, o dólar começou aquele domingo cotado a 1.380 pesos, atingiu um pico próximo a 1.450 pesos e, já às 21h45, operava em torno de 1.420 pesos.

Na semana das eleições legislativas na Argentina, dólar voltou a ficar a um passo do teto da faixa de flutuação — Foto: Bloomberg

Algo curioso desta semana é que o padrão histórico de acumulação pré-eleitoral mudou: na terça-feira, 21 de outubro, o dólar cripto estava cotado a 1.586 pesos, abaixo do CCL e do MEP, quando historicamente opera com prêmio.

— Mas o mais chamativo não era o preço, e sim a direção: havia gente vendendo, não comprando — explica Lang Saez, embora ressalte que houve fluxo heterogêneo entre as exchanges: Lemon e Ripio registraram saídas na terça e quarta-feira, enquanto Binance e Bitso registraram compras.

  • Análise: Trump pode salvar Milei?

Entre os motivos para explicar esse comportamento distinto, ela aponta a proximidade com o fim do mês e a possibilidade de que alguns usuários tenham vendido dólar cripto para cobrir gastos em pesos; também menciona que pode estar ocorrendo uma migração para o bitcoin, já que ele acumulou 62,35% de valorização no último ano, levando muitos holders a rotacionar de stablecoins para bitcoin como ativo de investimento, e não apenas como reserva de valor.

Por sua vez, Facundo Werning, diretor da Agora na América Latina e ex-gerente de expansão da Tether, explica que observou que “o dólar cripto, como por exemplo o AUSD, a stablecoin de dólares tokenizados da empresa Agora Finance, esteve em alta em relação ao peso em antecipação a uma eleição incerta”.

Em outras palavras, isso indica que, ao longo da semana, as pessoas estavam comprando mais dólar cripto, como forma de proteção ou de antecipação ao que poderia ocorrer no domingo.

  • Caputo: Ministro de Milei diz que economia argentina depende mais das eleições legislativas de domingo que da presidencial de 2027

Segundo a Bitso, seu valor mais baixo em outubro foi registrado em torno de 1.400 pesos, atingindo um pico próximo de 1.600 pesos no início desta semana. No entanto, nos últimos dias, o preço apresentou certa volatilidade.

“Em dias de eleição, o dólar cripto reflete rapidamente as mudanças de expectativa. Esperávamos maior variação e spreads, especialmente no domingo à noite, com os resultados”, compartilhou Villela Weisz.

Outros analistas de mercado opinam que uma vitória do governo seria negativa para o dólar cripto, já que provavelmente ele cairia. Ao mesmo tempo, isso seria algo positivo para o peso, que se fortaleceria em relação ao dólar (ou seja, seu valor aumentaria).

— No contexto das eleições nacionais de 26 de outubro e diante da crescente pressão sobre o dólar, juntamente com o anúncio de políticas para contê-lo, o dólar cripto provavelmente terá um papel central. Muitos olhares estarão voltados para seus movimentos, na tentativa de prever como os mercados poderão reagir no dia seguinte — compartilha Julián Colombo, diretor geral da Bitso Argentina.

  • Câmbio: Argentina de Milei usa mecanismos ‘criativos’ para segurar o dólar em meio à queda nas reservas cambiais

Eles acrescentam que, nos últimos dias, o dólar cripto apresentou certa volatilidade, “algo que se deve principalmente às expectativas em torno das eleições, um fator que historicamente impulsiona a demanda por ativos de proteção.

Em contextos de incerteza, o dólar cripto se consolida novamente como um termômetro antecipado do mercado e uma alternativa ágil para preservar valor frente à volatilidade do peso”, acrescenta Colombo.

Os analistas explicam que esperam que a dinâmica de alta se mantenha, com possíveis variações à medida que os resultados forem conhecidos, e com um volume operado similar ao de eleições anteriores, que inclui maior movimentação do que em um domingo comum, comparável a um dia útil médio.

Os especialistas consultados concordam que, em um dia de eleição, quando a incerteza predomina, os argentinos costumam se refugiar nas criptomoedas para proteger o valor de suas economias. De fato, segundo o último Panorama Cripto elaborado pela Bitso, durante o primeiro semestre do ano, cerca de 85% das compras corresponderam a stablecoins como USDT e USDC, enquanto o bitcoin representou cerca de 4%.

veja como o câmbio que nunca dorme na Argentina reagiu à eleição parlamentar que ajuda Milei

Previous Post

Parque Piedade Arlindo Cruz é inaugurado com presença do prefeito Eduardo Paes

Next Post

Sanções de Trump mudam o cenário da ‘guerra energética’ entre Rússia e Ucrânia

Next Post
Policiais ucranianos isolam área de jardim de infância em Kharkiv, atingido por drone russo — Foto: Serviços de Emergência da Ucrânia via AFP

Sanções de Trump mudam o cenário da 'guerra energética' entre Rússia e Ucrânia

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.