Um total de 214 viaturas semiblindadas foram entregues à Polícia Militar do Rio em cerimônia nesta terça-feira. O evento, realizado na Lapa, contou com a presença do governador Cláudio Castro e apresentou um novo layout dos veículos, ainda em azul e branco, mas agora com uma faixa quadriculada nas laterais, conforme padrão internacional de forças de segurança. Essas são as primeiras viaturas adotando o novo grafismo.
- Milhões de pessoas aglomeradas: Gargalo na saída de show de Lady Gaga deixa lições para a organização dos próximos eventos em Copacabana
- Discurso de ódio e mochila com explosivos: veja o que diz relatório sobre ataque em show de Lady Gaga
De acordo com o Governo do Estado, são 103 SUVs, do modelo Renault Duster, assim como 111 pick-ups Fiat Titano. Essas viaturas fazem parte de um lote de 758 carros que serão incorporados à frota da corporação até o fim deste semestre, entre esses SUVs e pick-ups, além de sedans, modelo Toyota Corolla.
No ano passado, a edição do Diário Oficial de 11 de novembro regulamentava a alteração da identidade visual em postos da PM no estado, como cabines, Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs) e Postos de Policiamento Comunitário (PPCs).
- Problema técnico: Agetransp abre processo para apurar causas da paralisação do metrô que prejudicou passageiros na noite de segunda-feira
Na ocasião, a resolução assinada pelo coronel Marcelo de Menezes Nogueira, secretário estadual de Polícia Militar, detalhava que nos equipamentos seria usado o padrão Tartan Silitoe (xadrez) em azul e branco, “historicamente associado às forças policiais, tendo sido adotado pela primeira vez para uso policial em 1932 pela polícia da cidade de Glasgow, na Escócia, tendo rapidamente se espalhado por diversas polícias ao redor do mundo, inclusive do Brasil”. Em Brasília, por exemplo, viaturas da PM têm a faixa quadriculada no meio das portas.
Desde então, a corporação fluminense passou a ampliar o uso e, a partir de agora, esse grafismo também estará presente nas viaturas. Todos os veículos do novo lote são semiblindados, com blindagem levando em conta um estudo interno, sobre pontos mais alvejados nos automóveis em operações.
— Esta entrega reforça o nosso compromisso com uma polícia mais preparada, protegida e presente nas ruas. Estamos investindo em tecnologia, infraestrutura e valorização dos nossos profissionais para oferecer mais segurança à população — observou o governador Cláudio Castro durante a cerimônia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/9/k/ANgBdkRlaS2MXKp1OSMw/imgl8132.jpg)
- Na semana do conclave, Dia do Padre entra no calendário oficial do Rio
Segundo o governo estadual, ainda neste ano, serão incorporadas à frota da PM mais 470 motocicletas, assim como um helicóptero Black Hawk blindado. Mil fuzis também estão previstos para serem entregues em 2025. O governador anunciou ainda um novo concurso, que será realizado em 2026. No evento desta terça-feira, estiveram presentes, além de Cláudio Castro e do secretário Marcelo Menezes, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado estadual Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
— É a maior entrega de viaturas já feita em apenas um ano. Estamos avançando em resultados cada vez mais positivos para a segurança pública do nosso estado, garantindo também dignidade e melhores condições de trabalho aos nossos policiais militares — disse o coronel Menezes.