BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

veja roteiro para conhecer as melhores piscinas naturais do Nordeste

BRCOM by BRCOM
abril 3, 2025
in News
0
Piscinas naturais de Maragogi, na APA Costa dos Corais, no litoral de Alagoas Wikimedia Commons / Reprodução — Foto: O Globo

Ao longo da costa dos estados de Pernambuco e Alagoas, uma barreira de 135 quilômetros de recifes de corais se ergue a apenas 6 quilômetros da praia. É um dos maiores recifes de corais do mundo e um poderoso atrativo para mergulhadores. Passando por diversas cidades e praias paradisíacas, é possível viver um roteiro inesquecível em alguns dos cartões postais mais lindos do Brasil.

  • Leia mais: Itália oferece incentivo milionário para quem se mudar para casas abandonadas em Trentino

Um bom plano é chegar em Recife, capital de Pernambuco, e pegar o voo de volta em Maceió, capital de Alagoas, ou vice-versa. Além de passar alguns dias nas duas grandes cidades, vale a pena explorar os 265 quilômetros que as separam, onde se misturam cidades e praias para todos os gostos, incluindo as duas mais importantes, Porto de Galinhas e Maragogi, em Pernambuco e Alagoas, respectivamente.

Piscinas naturais de Maragogi, na APA Costa dos Corais, no litoral de Alagoas Wikimedia Commons / Reprodução — Foto: O Globo

A menos de uma hora de carro de Recife fica Porto de Galinhas, uma das praias mais visitadas do Nordeste. Seu nome tem uma história triste: após a abolição, as pessoas escravizadas continuaram a chegar a este porto como contrabandistas. Os criminosos alegavam estar transportando uma carga de “galinhas”.

No centro, fica a rua dos guarda-chuvas, onde centenas de pequenos guarda-chuvas coloridos – um clássico cartão-postal pernambucano – formam um teto perfeito para fotos. Esta rua leva ao farol, inaugurado em 2020, com uma vista de 360 ​​graus das piscinas, das jangadas (mini-catamarãs com uma única vela) e das praias. Moradores e turistas se misturam nos bares para tomar água de coco, drinques e comer lagosta grelhada.

Um passeio essencial é alugar uma jangada na praia e ir até as piscinas naturais a poucos metros de distância. Outra opção é chegar a pé ou nadando, dependendo do horário da maré. Ao contrário de Maragogi, onde a maré impossibilita a caminhada em alguns dias do mês, no Porto você sempre pode ir às piscinas, cujo acesso é feito pelas praias menos conhecidas de Pontal de Maracaípe e Serrambi, ou pelas praias mais badaladas do centro e Pontal de Cupé.

Perto dali fica Muro Alto, uma praia com 3 quilômetros de extensão. Como o próprio nome sugere, da orla é possível avistar um impressionante paredão rochoso paralelo à praia que forma uma piscina de água morna, mais ou menos funda, dependendo da maré. O muro tem vários metros de largura, então, quando a maré está baixa, é possível subir e caminhar no topo, com o mar aberto de um lado e a piscina do outro, e ver escondidos ouriços-do-mar, caranguejos, caracóis e outros tesouros marinhos. Muro Alto abriga os resorts e restaurantes mais românticos e sofisticados.

Maracaípe é uma praia sem paredão, mas com boas ondas para surfe. À noite, as mesas são arrumadas e começa a descontração nos bares, com jarras de caipirinha e música ao vivo. Cinquenta quilômetros ao sul chegamos a Carneiros, uma longa praia com uma fileira de coqueiros deslumbrantes. Há alguns restaurantes e passeios de barco partem da costa até a Igreja de São Bento, do século XVIII, um marco icônico de Pernambuco. O barco também para em bancos de areia onde geralmente há caranguejos gigantes e na foz do Rio Ariquindá para um banho de argila.

Maceió, capital de Alagoas, teve aumento de 350% no fluxo de turistas internacionais em seu aeroporto em 2023 — Foto: Divulgação
Maceió, capital de Alagoas, teve aumento de 350% no fluxo de turistas internacionais em seu aeroporto em 2023 — Foto: Divulgação

A melhor maneira de ir de uma praia para outra é de buggy na areia. A poucos quilômetros de Carneiros fica Maragogi, já no estado de Alagoas, o Caribe brasileiro a julgar pelas suas águas incrivelmente azul-turquesa. Com menos infraestrutura que o Porto, Maragogi ostenta 22 quilômetros de praias abertas, alguns resorts e pousadas bem projetados e restaurantes de praia que também oferecem passeios de catamarã até as Galés, a pérola dessa costa de corais. Essas piscinas ficam a seis quilômetros da costa e podem ser alcançadas em meia hora de barco.

Ao longo do caminho, os instrutores explicam que esta é uma área de preservação ambiental, portanto não é permitido levar pernas de rã nem levar souvenirs. Como se fosse um estacionamento no meio do mar, os catamarãs param lado a lado para que os turistas possam mergulhar na água com máscaras e snorkels e fazer parte desse universo silencioso e vibrante por uma hora.

Enquanto os turistas embarcam em catamarãs para ir às Galés, crianças pequenas costumam vender sacos de bolinho de borracha ou sequilho, um tipo de suspiro em formato de concha. Nesta costa há um relatório diário consultado como a Bíblia: a tábua de marés, pois é o mar que dita a atividade do dia. As praias de Porto de Galinhas ficam restritas a uma estreita faixa no pico da maré alta. Em alguns dias do mês, a maré baixa ocorre à noite ou ao amanhecer e nesses dias não há passeio para as Galés em Maragogi.

A próxima praia é Japaratinga, onde é comum ver famílias inteiras pescando: as mulheres sentadas na praia desenterrando moluscos, e os homens na água procurando polvo e lagosta. Japaratinga é uma antiga colônia de pescadores com cinco praias de águas calmas e areia branca.

Litoral do Recife: turismo e investimentos imobiliários sem controle levaram ao aumento do número de trechos impróprios para o banho — Foto: Divulgação
Litoral do Recife: turismo e investimentos imobiliários sem controle levaram ao aumento do número de trechos impróprios para o banho — Foto: Divulgação

E embora o mar seja fascinante, a natureza aqui tem mais a oferecer. Próximo a Japaratinga, fica o Porto das Pedras e o Rio Tatuamunha, onde é preservado um animal que corre risco de extinção: o peixe-boi, aqui chamado de peixe-boi, do qual restam apenas mil exemplares no Brasil. Há passeios guiados para explorar a cidade, seguidos de um simples passeio de jangada rio acima por pouco mais de meia hora. Os barqueiros explicam a importância dos manguezais para o ecossistema até que este mamífero de água doce de 400 quilos aparece e abraça a lateral do barco com sua barbatana.

A parada final da viagem é Maceió, a moderna capital de Alagoas, que combina 40 km de praias espetaculares com uma gastronomia sofisticada. Imperdível é o Pontal da Barra, principalmente na Rua das Rendeiras, onde rendeiras fazem vestidos, toalhas de mesa e redes. Você também pode comprar esse artesanato típico no Centro de Artesanato de Maceió.

O pôr do sol convida a um passeio pela avenida litorânea onde, entre palmeiras, há quiosques (palapas) para beber água de coco, sucos e o já famoso açaí, sorvete feito com o fruto de uma variedade de palmeira amazônica à qual são atribuídos poderes energizantes, assim como o nordeste brasileiro e seu povo.

O clima no nordeste é propício para praia o ano todo. Uma brisa suave e quente sopra, então não é sufocante.

  • É essencial consultá-la ao planejar suas viagens, pois as piscinas só são acessíveis durante a maré baixa.
  • A maré deve ser menor que 0,7 metros e ocorrer entre 7h e 17h.
  • O catamarã geralmente zarpa uma hora e meia antes da maré baixa.
  • Em abril, por exemplo, o passeio estará disponível apenas em 23 dos 30 dias (não haverá saídas nos dias 5, 6, 7, 19, 20, 21 e 22).

veja roteiro para conhecer as melhores piscinas naturais do Nordeste

Previous Post

Argentina de Milei teve o mesmo tratamento do Brasil de Lula no tarifaço de Trump

Next Post

Juliette detalha tratamento para calvície feminina e cita avanços no combate à queda de cabelo; conheça novidades para tratar condição

Next Post
Juliette compartilhou detalhes sobre tratamento de calvície feminina — Foto: Reprodução Instagram

Juliette detalha tratamento para calvície feminina e cita avanços no combate à queda de cabelo; conheça novidades para tratar condição

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.