- Segurança Pública: Escalada de violência policial em SP acompanhou mudanças na política de segurança
- Tema eleitoral: Nunes aposta em sistema de câmeras e ex-prefeito ‘linha dura’ como secretário para ter mais protagonismo na segurança pública
Durante o assalto, o taxista reagiu e um policial militar de folga trocou tiros com os criminosos. A vice-cônsul acabou atingida por uma bala perdida. O crime ocorreu na altura do número 3.384 da avenida.
A vice-consulesa passou por uma cirurgia para a retirada do projétil no Hospital Israelita Albert Einstein, onde ficou internada. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, após a alta, ela continuará o processo de recuperação em casa, ao lado da família.
“Expressamos nossa gratidão pelas mensagens de solidariedade recebidas, bem como nosso reconhecimento ao trabalho da equipe médica que orientou e apoiou seu tratamento”, informou o Ministério, por nota.
“A vice-cônsul está focada em sua recuperação e, por enquanto, não fará nenhuma declaração pública”, destacou. Em nota endereçada ao Itamaraty, a embaixada da Colômbia também pediu informações sobre o andamento das investigações sobre o crime.
Segundo a PM, o crime envolveu quatro criminosos. Pouco depois da tentativa de assalto, a polícia prendeu Bruno Narbutis Borin, de 19 anos, com passagens por tráfico de drogas, furto e latrocínio. Ele dirigia o carro dos assaltantes, que haviam fugido. Na tarde do mesmo dia a polícia também prendeu Juan Dias Machado, de 21 anos, que tem antecedentes criminais por furtos de celular e receptação de um aparelho roubado.
Nesta segunda-feira, 24, dois adolescentes foram apreendidos pela Polícia Civil suspeitos de terem participado da tentativa de assalto. Segundo a SSP, os dois menores foram identificados após trabalho investigativo do 78º Distrito Policial dos Jardins. Os dois têm passagens na Justiça por atos infracionais análogos a roubos e furtos, pelos quais foram encaminhados à Fundação Casa. A idade da dupla não foi divulgada pela SSP-SP.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que os quatro criminosos fogem em um Nivus branco, placa TLI9B35, que estava estacionado nas imediações do crime.
Vice-consulesa da Colômbia é baleada em SP

