O oeste da Venezuela foi atingido por uma sequência de terremotos na quarta-feira, todos associados ao sistema de falhas de Boconó, segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (Funvisis). Ao longo do dia, mais de uma dezena de tremores foram registrados, dois deles de maior intensidade: um de magnitude 5,4 no início da noite e outro, mais forte, de magnitude 6, horas depois. Até o momento, não há registro de vítimas.
- Vídeo: Adolescente é preso após jogar cadeira em shopping de Londres
- Família levanta suspeitas: Hospital nega envolvimento com tráfico de órgãos após corpo de australiano ser repatriado sem o coração, em Bali
O primeiro tremor ocorreu às 18h21, com epicentro a 40 quilômetros ao nordeste de La Ceiba, no estado de Trujillo, e a 40 quilômetros ao sudeste de Bachaquero. O abalo, de profundidade de 26,5 quilômetros, foi sentido não apenas em Zulia, mas também em Táchira, Lara, Mérida, Barinas, Trujillo, Aragua e até em Caracas.
Imagens divulgadas pelo site El Nacional mostram o momento em que o tremor atinge o setor Las Guayabitas, no estado de Trujillo:
Vídeo mostra momento em que terrremoto atinge cidade na Venezuela
Já o terremoto de magnitude 6 foi registrado às 23h51, com epicentro a 45 quilômetros a leste de Bachaquero, em Zulia, e profundidade de 16,4 quilômetros.
O impacto alcançou estados como Falcón, Lara, Yaracuy, Portuguesa e Trujillo, além de cidades da Colômbia, entre elas Bucaramanga, Bogotá, Cartagena e Medellín.
Em Zulia, há relatos de danos em estruturas públicas e religiosas.
— Estamos avaliando os danos estruturais que até este momento foram reportados, entre eles, o Hospital Luis Razetti, na localidade de Pueblo Nuevo, no município Baralt, a ponte de San Pedro, também nesse município — indicou o governador nas imediações da Igreja Santa Bárbara, em Maracaibo, capital do estado, que sofreu danos em sua torre.
Ainda segundo o governador, também foram constatados problemas no Hospital Geral do Sul, em Maracaibo, além de falhas em semáforos e suspensão do serviço elétrico em setores do município Jesús Enrique Lossada.
Equipes de segurança do Estado, Defesa Civil, engenheiros e técnicos municipais seguem em campo para avaliar os estragos. O balanço detalhado dos prejuízos deve ser conhecido nas próximas horas.