O Vietnã se prepara para retirar no domingo mais de 250 mil moradores de áreas costeiras antes da chegada do tufão Bualoi, que deve atingir o país em sua região central, produtora de aço.
A tempestade, que nas Filipinas causou 11 mortes, está sobre o mar com ventos de 130 quilômetros por hora, e deve tocar o continente às 19h, horário local, segundo a agência meteorológica local.
Danang, principal cidade do centro do Vietnã, espera evacuar mais de 210 mil residentes, de acordo com a imprensa estatal, e mais de 32 mil moradores de Hue deverão ser transferidos para zonas seguras.
Mais de 15 mil moradores de Ha Tinh, importante centro siderúrgico, também deverão ser evacuados para escolas e centros médicos convertidos em abrigos temporários, segundo as autoridades.
Cerca de 117 mil militares foram mobilizados para apoiar a proteção dos moradores.
Quatro aeroportos locais foram fechados e todas as embarcações de pesca na rota do tufão foram chamadas de volta ao porto.
“Me sinto um pouco ansioso, mas tenho esperança de que tudo ficará bem. Todos ficamos seguros após o recente tufão Kajiki, espero que desta vez seja igual ou menos severo”, comentou Nguyen Cuong, morador de Cidade Ha Tinh de 29 anos.
Os cientistas advertem que as tempestades se tornam mais potentes conforme o mundo se aquece devido aos efeitos das mudanças climáticas provocadas pela atividade humana.
Mais de 100 pessoas morreram ou desapareceram no Vietnã devido a desastres naturais nos primeiros sete meses de 2025, segundo o Ministério da Agricultura.