O bairro de Santa Teresa, na região central do Rio, viveu um fim de semana de muita arte e cultura com a abertura da 33ª edição do Arte de Portas Abertas (APA). Ao longo deste sábado e domingo, o evento atraiu milhares de moradores e turistas da capital fluminense, interessados em explorar o universo artístico local.
- Vinte compositores para uma música só: após maratona de disputas nas quadras, três escolas levarão junções de sambas à Sapucaí em 2026
- Um passo atrás em benefício do cérebro: saiba por que escolas estão voltando a investir na escrita à mão
Criado ainda nos anos 1990, o evento se consolidou como um dos maiores encontros de ateliês abertos do Brasil. Nos dois primeiros dias, o público circulou livremente por ateliês de pintura, esculturas, fotografia, cerâmica e arte contemporânea. Além de conferir as obras, os visitantes puderam acompanhar de perto o processo criativo e a produção de centenas de artistas, entre eles: o escultor Pedro Grapiúna e a muralista Rafamon — que embora seja natural de Minas Gerais, mora no Rio desde 2006.
As ruas de Santa Teresa se transformaram em grandes galerias , com exposições coletivas, feiras de artesanato, apresentações musicais, performances e oficinas de diferentes linguagens artísticas. Bares e restaurantes da região também registraram movimento intenso, aproveitando o clima festivo do evento.
— É muito prazerosos acompanhar o processo artístico de talentos tão diversos e depois ver o resultado. Você entra em um ateliê ali, acompanha músicos em outro canto e ainda aprender algo. É íncrível e ainda tem os bares e restaurantes do bairro, que são muito agradáveis — Afirmou a médica Maria Fernanda, moradora do bairro e frequentadora do evento.
Inspirado em iniciativas internacionais, como o Portes Ouvertes des Ateliers d’Artistes, de Paris, e a Setmana de l’Arte, de Barcelona , o APA busca aproximar artistas e público. Assim, busca fomentar e valorizar a identidade artística de Santa Teresa.
Ao longo de suas edições, o APA virou referência no calendário cultural do Rio e símbolo de resistência dos artistas independentes.
Após o sucesso do primeiro fim de semana, a organização se prepara para continuação nos dias 4 e 5 de outubro. Assim como nos dois primeiros dias, haverá uma programação diversa. Por isso, veja abaixo algumas das principais atrações que estão por vir:
- 10h – Oficina infantil de Acrobacias Circenses em Solo: Rua Aarão Reis, 63
- 11h – Oficina de Rima com Shogun: Parque Glória Maria
- 15h – Oficina de Bomb com Iamê Raisa: Parque Glória Maria
- Entre 16h e 20h – Apresentações das Dj Tata Ogan e Dj Yaya: Rua Paschoal Carlos Magno, 103 B
- Entre 15h e 20h – Shows de Dj Mizzy; El Amaral e Nas Camadas FM: Rua Paschoal Carlos Magno, 103 B
- 19h30 – Aulão de charme com TGSTA: Largo do Curvelo