Um adolescente francês é apontado como financiador de ataques a moradores de rua no Brasil, de acordo com a Polícia Civil de São Paulo, que realiza na manhã quinta-feira (3) uma operação contra suspeitos de usar o Discord para organizar suas ações. Segundo os investigadores, o jovem morador da França aproveitava-se “da própria condição financeira para custear ações criminosas organizadas em grupos fechados na plataforma”.
Ao todo, os agentes cumprem nove mandados de internação de adolescentes investigados por ataques a moradores de rua e animais em situação de abandono. Outros 22 mandados de busca e apreensão também são cumpridos pelos policiais na segunda fase da Operação Nix.
Segundo a polícia, o grupo se reorganiza constantemente em subgrupos – ou “panelas” – dentro da rede social, o que exige acompanhamento contínuo.
“São ações extremamente absurdas que, muitas das vezes, os pais não têm ideia que ou o filho é o idealizador dessa violência, manipulando as vítimas a realizarem os ataques, ou o filho é a própria vítima”, afirmou a delegada Lisandréa Salvariego, coordenadora Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
As investigações começaram e novembro passado, com a criação do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), voltado especialmente para apurar crimes em ambientes virtuais.
A ação tem apoio da Polícia Civil dos estados do Rio Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Pernambuco e do Distrito Federal.