Após renovar sua linha de iPhones, relógios e fones de ouvido, a Apple anunciou hoje o lançamento do MacBook Pro, do iPad Pro e do Vision Pro com o novo chip M5, com foco em inteligência artificial. A empresa está de olho nas vendas de fim de ano, com a Black Friday e o Natal.
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O MacBook Pro com o novo chip tem tamanho de 14 polegadas. No Brasil, vai custar a partir de R$ 19.999, e as vendas começam no dia 22 de outubro. Já o iPad Pro, que ainda não tem data de lançamento no país, terá versões de 11 polegadas (a partir de R$ 12.499) e 13 polegadas (a partir de R$ 15.999).
O novo processador M5 promete desempenho de IA até 3,5 vezes melhor e geração de gráficos até 1,6 vez mais rápida que a geração anterior, permitindo melhor experiência em jogos, com maior fluidez nas imagens.
Isso ocorre, segundo a Apple, graças a melhorias na central de processamento (CPU) e a uma rede neural (NPU, chamada de Neural Engine pela empresa) com maior largura de banda da memória, o que acelera a abertura de aplicativos e a execução de modelos de linguagem de grande escala diretamente no aparelho.
A NPU é a responsável pelas tarefas de IA. Como possui diversos núcleos, o chip oferece melhor eficiência energética ao distribuir as tarefas entre a CPU e a NPU.
Com as melhorias, a bateria do MacBook Pro pode chegar a 24 horas de duração. O novo modelo permite que o usuário escolha até 4 TB de armazenamento. Segundo a Apple, é possível recarregar até 50% da bateria em apenas 30 minutos usando um adaptador de energia USB-C de 96 W ou superior.
Lançada no ano passado, a opção de vidro nano-texture (que reduz os reflexos) também está disponível para o novo MacBook Pro, que alcança até 1.600 nits de brilho de pico. Quanto maior o número de nits, mais brilho tem a imagem. Além disso, é possível conectar até dois monitores externos de alta resolução. A câmera frontal tem resolução de 12 MP e o sistema de som conta com seis alto-falantes.
Assim como o MacBook Pro, o iPad Pro também tem como principal atrativo as melhorias de desempenho, voltadas para um público variado — de estudantes a criadores de conteúdo e engenheiros, por exemplo. Entre as novidades está a capacidade de até 2 TB de armazenamento interno, o mesmo tamanho anunciado na recente linha de iPhones 17.
Segundo a Apple, o novo iPad Pro oferece até 3,5 vezes mais desempenho de IA que o iPad Pro com chip M4, a versão anterior. A companhia também destacou a conectividade sem fio ultrarrápida com dois novos chips próprios: o N1, para rede sem fio e compatível com o novo Wi-Fi 7, e o modem C1X, para conexão às redes móveis.
Assim como o Mac, o novo iPad Pro foi projetado para as novas funções de IA, como geração de imagens e vídeos — que podem ser feitas até quatro vezes mais rapidamente. Além disso, o produto foi desenvolvido para o público gamer que busca jogos com iluminação, reflexos e sombras mais realistas.
O novo iPad Pro permite adicionar monitores externos com taxa de atualização de até 120 Hz, ideal para fluxos criativos como edição de vídeo e também para jogos. Disponível nas cores preto e prata, o modelo de 11 polegadas tem apenas 5,3 mm de espessura; e o de 13 polegadas, 5,1 mm.
Nos EUA, a Apple também anunciou a nova versão do Vision Pro com o M5, que deve proporcionar uma interface mais fluida, já que o processador anterior tinha três anos. A autonomia de bateria também foi aprimorada. A Apple promete experiências de realidade aumentada e inteligência artificial mais avançadas, embora a oferta de aplicativos para o Vision Pro ainda seja limitada.
A nova faixa de cabeça, chamada Dual Knit Band, foi projetada para reduzir fadiga e desconforto durante o uso prolongado do Vision Pro. Ela conta com tiras superior e inferior, oferecendo mais acolchoamento e estabilidade.
Desde seu lançamento no início de 2024, o Vision Pro tem telas que proporcionam uma experiência superior para assistir a filmes em comparação a outros headsets. Ainda assim, a Apple tem sido lenta em lançar vídeos imersivos que explorem todo o potencial do dispositivo.
Com muitos consumidores relutantes em gastar US$ 3.499, a Apple tem promovido o Vision Pro como uma boa opção para empresas e organizações.
Segundo a Bloomberg, a Apple cancelou uma reformulação maior do Vision Pro — que traria design mais leve e preço reduzido — para priorizar o desenvolvimento de óculos inteligentes semelhantes aos da Meta. A rival acaba de lançar os óculos Meta Ray-Ban Display, que mostram um grande avanço tecnológico.