Mostra no Polo Cultural ItaliaNoRio reúne fotografias que retratam o estilo arquitetônico que foi tema de ‘O brutalista’, longa de Brady Corbet Poucos meses depois de o filme de Brady Corbet, “O brutalista” — que concorreu em dez categorias e levou três estatuetas do Oscar 2025, incluindo a de melhor ator para Adrien Brody —, popularizar o estilo arquitetônico do século XX, o Rio de Janeiro recebe uma exposição inédita no Brasil sobre o movimento. Em “Itália brutalista: a arte do concreto”, que chega ao Polo Cultural ItaliaNoRio nesta sexta-feira (4), após uma temporada em Berlim, na Alemanha, estão 60 imagens dos fotógrafos italianos Roberto Conte e Stefano Perego que retratam a influência do movimento na arquitetura de seu país.
Clássico da literatura: ‘O pequeno príncipe’ é tema de exposição imersiva gratuita inédita no Rio
Exposições de fotos imperdíveis: Sebastião Salgado, Rogério Reis, Alair Gomes, World Press
A Basílica de Madonna delle Lacrime, em Siracusa, na Sicília, Itália, retratada por Roberto Conte
Divulgação/Roberto Conte
Fruto de um trabalho de mais de cinco anos dos artistas, que percorreram cerca de 20 mil quilômetros da Itália, os registros apresentam edifícios concluídos, principalmente, entre os anos 1960 e 1980, que se distinguem pelas estruturas marcadas e pelo uso de concreto armado aparente. Entre as construções, estão santuários, viadutos, museus e até cemitérios. Com curadoria dos próprios fotógrafos em parceria com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, a mostra apresenta uma seleção de imagens que compõem o livro “Brutalist Italy”, publicado em 2023.
Aclamado por público e crítica, o longa de Cobert já está disponível para aluguel via streaming. Na trama, um arquiteto húngaro fugido para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial é contratado para construir um grande monumento modernista para um magnata industrial, mas seu estilo brutalista não agrada ao patrão.
Serviço
O que: exposição “Itália Brutalista: a arte do concreto”.
Onde: Polo Cultural ItaliaNoRio. Av. Pres. Antônio Carlos 40, térreo, Centro.
Quando: 4 de julho a 30 de agosto.
Que horas: seg a sex, das 8h às 17h; sáb, das 10h às 17h. Até 30 de agosto.
Quanto: grátis.

Arquitetura brutalista, que inspirou filme indicado ao Oscar, é tema de exposição inédita no Brasil