Um retrato do pintor espanhol Pablo Picasso de sua musa Dora Maar foi apresentado nesta quinta-feira em uma casa de leilões em Paris, na França. Trata-se de um quadro praticamente “desconhecido” do público geral, segundo os especialistas que o revelaram.
- Morte de filhos, doença na infância e perda da mãe: As tragédias pessoais por trás da fama e do sucesso de Robert Redford
- Novas acusações: ‘Golpista do Tinder’ é preso na Geórgia após alerta vermelho da Interpol
Com o título “Buste de femme au chapeau à fleurs (Dora Maar)” — “Busto de mulher com chapéu de flores”, em português —, a obra foi pintada em julho de 1943 e permaneceu com a mesma família desde 1944.
A tela é considerada “desconhecida” porque nunca foi exposta, exceto em uma exibição privada organizada pelo próprio artista em seu ateliê nos anos 1940, explicou o leiloeiro Christophe Lucien.
De estilo cubista e repleta de cores, mostra o rosto de Dora Maar com um adorno de flores e expressão triste. Está “avaliada em oito milhões de euros” (cerca de R$ 50 milhões), segundo Lucien.
Quando Picasso o pintou, já conhecia a futura companheira, Françoise Gilot. Para Sevestre-Barbé, isso pode explicar o ar de tristeza no rosto de Dora Maar.
“É uma obra excepcional, que estabelece um marco na história da arte e na de Picasso”, afirmou Agnès Sevestre-Barbé, especialista no pintor, que apresentou o retrato.
O quadro será leiloado em 24 de outubro.
Até agora, os estudiosos do mestre espanhol só conheciam a obra em preto e branco, graças ao catálogo oficial de Picasso. O retrato havia sido autenticado pela Administração Picasso, segundo a casa de leilões Drouot.
Algumas fotografias de Brassaï, amigo do pintor, feitas em seu ateliê parisiense, também atestavam a existência do quadro.