Gjert Ingebrigtsen, pai e ex-treinador da estrela norueguesa do atletismo Jakob Ingebrigtsen, comparece a partir desta segunda-feira à Justiça de seu país devido às acusações de violência doméstica contra seu filho.

  • Leia mais: Lutador de MMA é diagnosticado com doença rara e morre dias após combate; entenda
  • ‘Tudo ou nada’: Ex-City e Roma é atingido por chute no rosto em partida da Liga das Nações; veja o lance

A audiência ocorre apenas um dia após Jakob Ingebrigtsen conquistar um duplo título mundial em pista coberta, vencendo as provas de 1.500 e 3.000 metros neste fim de semana em Nanquim, na China.

Em outubro de 2023, Jakob e seus dois irmãos atletas, Henrik e Filip, causaram grande repercussão ao acusar seu pai na imprensa de “violência física” e “ameaças” durante a infância. Gjert Ingebrigtsen, de 59 anos, pode enfrentar uma pena de até seis anos de prisão, mas nega todas as acusações.

Henrik Ingebrigtsen, Jakob Ingebrigtsen e Filip Ingebrigtsen, da Noruega, comemoram após a corrida final masculina de 1500m — Foto: John MACDOUGALL / AFP

— Nosso cliente nega as acusações e refuta categoricamente qualquer alegação de maus-tratos físicos ou psicológicos contra seus filhos — declarou John Christian Elden, advogado do acusado, à AFP.

— Com base em nossa análise das provas, consideramos que a acusação não tem fundamentos sólidos — acrescentou antes do início do julgamento, que durará até 16 de maio em um tribunal de Sandnes, no sudoeste da Noruega.

As acusações dos três irmãos tiveram grande repercussão na mídia norueguesa e internacional, levando a polícia da Noruega a abrir uma investigação sobre a família de Jakob, que tem um total de seis irmãos.

Algumas acusações foram arquivadas por falta de provas ou prescrição, mas a promotoria manteve as relacionadas a Jakob, de 24 anos, e à sua irmã Ingrid, nascida em 2006.

O advogado de defesa John Christian Elden (C) chega ao Tribunal Distrital de South Rogaland — Foto: Carina Johansen / NTB / AFP
O advogado de defesa John Christian Elden (C) chega ao Tribunal Distrital de South Rogaland — Foto: Carina Johansen / NTB / AFP

Segundo a acusação, entre 2008 e 2017-2018, Gjert Ingebrigtsen teria agredido, ameaçado e insultado Jakob diversas vezes. Em meados de 2009, por exemplo, ele teria dado um chute no abdômen do filho, que havia caído de um patinete. A acusação também relata que o pai teria ameaçado “fazer em pedaços” Jakob.

Além disso, entre 2018 e 2022, Gjert teria maltratado e ameaçado sua filha Ingrid, chegando a dar-lhe tapas no rosto e acertá-la com uma toalha.

— Meus clientes estão ansiosos para encerrar esse caso — afirmou Mette Yvonne Larsen, advogada de Jakob e Ingrid, à AFP. A porta-voz dos irmãos, Espen Skolan, declarou que eles preferem não comentar o caso, mas em 2023 Jakob, Henrik e Filip afirmaram sentir ainda “desconforto e medo” por conta das experiências da infância.

“Estou longe de ser um pai ou marido perfeito, mas não sou violento”, defendeu-se Gjert Ingebrigtsen na época.

Jakob é, sem dúvida, o irmão com a carreira mais impressionante. Ele conquistou o ouro nos 1.500 metros nas Olimpíadas de Tóquio 2021 e nos 5.000 metros em Paris 2024. No Mundial de Atletismo, sagrou-se campeão dos 5.000 metros nas edições de 2022 e 2023.

Henrik Ingebrigtsen, da Noruega, Jakob Ingebrigtsen e Filip Ingebrigtsen, da Noruega, comemoram após a corrida final masculina de 1500m durante o Campeonato Europeu de Atletismo — Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP
Henrik Ingebrigtsen, da Noruega, Jakob Ingebrigtsen e Filip Ingebrigtsen, da Noruega, comemoram após a corrida final masculina de 1500m durante o Campeonato Europeu de Atletismo — Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP

Na temporada indoor recém-finalizada, Jakob brilhou com títulos duplos nos 1.500 e 3.000 metros tanto no Europeu quanto no Mundial, ambos em março, além de bater os recordes mundiais dos 1.500 metros e da milha em fevereiro.

Recém-chegado do Mundial de Nanquim, Jakob Ingebrigtsen testemunhará no tribunal na terça e na quarta-feira, seguido pelo depoimento de sua irmã, que está previsto para durar até o final da quinta-feira.

Outros membros da família, incluindo os irmãos Henrik (34 anos) e Filip (31 anos) e a mãe Tone, também foram convocados para depor.

Bicampeão olímpico Jakob Ingebrigtsen vai testemunhar contra o pai, que ele acusa de abuso