O crescimento de desempenho do brasileiro Gabriel Bortoleto na temporada deste ano deixou os fãs de Fórmula 1, do Brasil e de outras partes do mundo, em polvorosa. Após o sexto lugar no GP da Hungria do domingo passado, seu melhor resultado da carreira até o momento, o piloto da Sauber ganhou os holofotes e elogios da imprensa e de torcedores de todas as partes do mundo nas redes sociais e em comunidades online.
Em uma thread na comunidade r/formula1, do Reddit, fãs da categoria que debatem sobre o esporte diariamente exaltaram a consistência e a maturidade do jovem piloto de 20 anos em comparação a outros jovens pilotos, já conferindo ao brasileiro o título de “rookie of the year”, calouro ou novato do ano, na tradução. Além de Bortoleto, estrearam nesta temporada da F1 o inglês Oliver Bearman (Haas), o italiano Kimi Antonelli (Mercedes), o francês Isack Hadjar (Racing Bulls) e o australiano Jack Doohan (Alpine), já substituído pelo argentino Franco Colapinto.
Os usuários mais empolgados comentam também fazem comparações — guardadas as devidas proporções — a Ayrton Senna, pelo foco, firmeza nas entrevistas e o carisma que Gabriel Bortoleto exibe a cada fim de semana.
Um torcedor fez uma comparação entre o brasileiro e outro estreante, o italiano Kimi Antonelli, que não tem obtido bons resultados na Mercedes, colocando o brasileiro em vantagem, justamente pelos bons resultados em uma equipe menor.
“Antonelli tem se mostrado muito inferior ao seu companheiro de equipe. Acredito que isso se deva à pressão de começar em uma equipe grande como a Mercedes, mas, para mim, isso faz do Bortoleto o melhor estreante. Dito isso, bem-vindo de volta, Ayrton Senna”, escreveu um usuário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/s/Q/ZcR5EARROMk3x2bQZ8JA/bortoletoreddit.png)
E como não poderia deixar de ser, os fãs brasileiros do esporte contribuíram com aquilo que fazem como ninguém nas comunidades: os memes. A todo momento surgem novos sobre Gabriel, provando que não somente nós, mas todo o mundo está “bortoletizado”.