Brad Pitt, 61, voltou a falar publicamente sobre um dos momentos mais difíceis de sua vida: o período após o fim do casamento com Angelina Jolie, em 2016. Em entrevista ao podcast Armchair Expert, apresentado por Dax Shepard, o astro de Hollywood relembrou o início da sua jornada de sobriedade e o impacto das reuniões dos Alcoólicos Anônimos (AA) no processo.

  • Bebês reborn, Labubus e Bobbie Goods: o que objetos infantis dizem sobre os adultos de hoje
  • Clean beauty: entenda conceito de cosméticos que prometem respeitar a saúde e a natureza

“Foi um momento difícil. Eu precisava de um recomeço”, resumiu o ator, que conheceu Shepard justamente em sua primeira reunião do grupo. Na época, o término com Jolie — que viria acompanhado de uma longa disputa judicial e acusações envolvendo a família — fez Pitt buscar ajuda. “Foi quando eu estava ficando sóbrio pela primeira vez. Achei simplesmente incrível, homens compartilhando suas experiências, suas fraquezas, seus erros, suas dores, e com muito humor”, afirmou.

Pitt, que já havia revelado sua participação no AA em 2019, contou que, apesar da resistência inicial, logo passou a valorizar os encontros. “Eu estava praticamente de joelhos e realmente aberto. Eu estava tentando tudo e todos. Qualquer coisa que me dessem”, relembrou.

O ator também comentou que o ambiente acolhedor o incentivou a se abrir emocionalmente. “Quando me meto em alguma coisa, sou muito bom em assumir a responsabilidade. Agora é uma jornada para entender o que faço com isso e garantir que não aconteça de novo”, explicou.

A separação de Pitt e Jolie envolveu polêmicas e investigações. Em 2016, a atriz alegou que o então marido teria sido fisicamente abusivo com ela e os filhos durante um voo. O caso foi arquivado pelo FBI e também encerrado por órgãos de assistência social, sem acusações formais.

O divórcio foi finalizado em 2019, mas as disputas legais em torno de patrimônio e guarda dos filhos se estenderam por anos, até serem encerradas em 2024. Segundo o advogado de Jolie, “Angelina está exausta, mas aliviada por esta parte ter terminado”.

Brad Pitt e Ines de Ramon — Foto: Getty Images

Desde então, Pitt seguiu em frente. Ele está em um relacionamento com a designer de joias Ines de Ramon, 32, com quem fez sua estreia pública no Festival de Cinema de Veneza, em 2023.

Mesmo com a vida pessoal mais estável, o ator afirma que não esquece as lições do período turbulento. “Você não entra no AA porque tudo está indo muito bem”, brincou. “Seu cabelo tem que estar em chamas antes de você dizer: ‘É, vou sair com um bando de caras e falar sobre emoções’.”

Brad Pitt relembra início da sobriedade após separação de Angelina Jolie: ‘Eu precisava acordar’