- Na Ponte Rio-Niterói: Piloto automático conduz carro sem motorista, e vídeo viraliza; assista
- Motorista cadeirante, que usava cabo de vassoura para dirigir, tira CNH: ‘Agora, dentro da lei, pretendo adaptar meu carro’
Homem viraliza ao andar no carona, enquanto piloto automático dirige carro na Ponte
Segundo informações da montadora, o sistema de controle de velocidade adaptativo do veículo usa sensores e radares para monitorar a distância do carro à frente e pode ser acionado em um botão no volante. Embora o sistema ofereça uma camada adicional de conforto, é crucial que o condutor permaneça com as mãos no volante e atento ao tráfego e às condições da estrada”, alerta a fabricante do automóvel em seu site.
O Creta, modelo novo, além de um design moderno, teve sua parte interna reprojetada. A bordo, há um display panorâmico, composto pelo Cluster — painel de instrumentos — de 10,25 polegadas, além de uma central multimídia, com as mesmas dimensões. Há ainda um teto solar panorâmico.
- Zona Portuária: Influenciadora casada com turista baleado afirma que marido levou quatro tiros: ‘Ia matar todos nós’, conta
A bordo, o motorista conta ainda com o sistema batizado de SmartSense, que monitora o entorno do carro com câmeras e sensores: na prática, a tecnologia pode ser usada para acionar o sistema de frenagem automática, assim como uma câmera que mostrará ao condutor um campo de visão maior, no chamado monitoramento de ponto cego.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/c/I/3uRQzVQnew8sWt1qaNdQ/whatsapp-image-2025-04-07-at-22.03.57.jpeg)
O veículo é equipado ainda com o sistema de controle de velocidade adaptativo, que é equivalente a um piloto automático, já que mantém uma distância segura do veículo da frente. O objetivo dessa tecnologia é tornar a viagem, além de mais segura, confortável, informa o site da montadora. “Em viagens longas, permite que o motorista relaxe um pouco mais, já que não precisa ficar constantemente ajustando a velocidade do veículo. Isso reduz a fadiga e o estresse ao volante”, informa o site.
- Cora, a nova sentinela do Rio: Inteligência Artificial vai monitorar trânsito e chuva na cidade
A publicação original já tem mais de 90 mil visualizações e foi reproduzida por diversas páginas no Instagram. Ao som da música sertaneja “Descer para BC”, sucesso do fim do ano passado, o ocupante do carro mostra o veículo percorrendo uma das faixas centrais da ponte, na altura da Ilha de Mocanguê. É possível ver tênis posicionados abaixo do volante.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/7/v/glIraBTIqg3U45kE2o8g/arte-3-.png)
Um dos comandos do carro também começa a apitar em dado momento do vídeo, quando o rapaz precisa tocar no volante (e consegue parar o som).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o suposto proprietário do veículo foi identificado, mas o automóvel não foi abordado. Já o Detran-RJ informa que “dirigir sem uma das mãos no volante, ou mesmo sem nenhuma das mãos, é infração média”, ainda que em um carro de controle de velocidade adaptativo (sistema que funciona como uma espécie de piloto automático). “Esta mesma infração será considerada gravíssima se o condutor estiver segurando ou manuseando um telefone celular, o que o caso exibido no vídeo”, ressalta.