As mudanças na aplicação das provas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) ainda geram dúvidas entre os candidatos. Desta vez, as provas serão realizadas em datas diferentes e nem todos os candidatos farão a segunda etapa.
- Vale chutar? Qual é a melhor estratégia para responder às questões objetivas do CNU
- CNU 2025: Veja como consultar o local de prova do ‘Enem dos concursos’
A primeira fase do CNU 2 será neste domingo, dia 5 de outubro. O GLOBO terá gabaritos extraoficial e uma live com professores do Gran Concursos para comentar os pontos mais importantes da prova a partir das 17h deste domingo, confira no link abaixo:
Em 2024, todos os candidatos fizeram as provas objetivas pela manhã e discursivas à tarde. Mas só os candidatos mais bem classificados tiveram suas provas discursivas corrigidas.
- Prova CNU: Confira 5 simulados para quem vai fazer o Concurso Nacional Unificado
Dessa vez será diferente, e as provas discursivas só serão realizadas depois.
Para participar da prova discursiva, marcada para 7 de dezembro, o candidato precisa ser aprovado na prova objetiva, que acontece em 5 de outubro.
Apenas os classificados na primeira etapa seguirão para a segunda avaliação. Estarão aptos à segunda etapa um número de candidatos igual a nove vezes o total de vagas disponíveis para cada cargo.
- Concurso Nacional Unificado 2025: O que pontua mais nas provas do CNU 2?
O resultado das provas objetivas e a classificação dos candidatos para a prova discursiva será divulgado no dia 12 de novembro.
Dicas para o CNU 2025
A mudança trouxe também mais uma novidade para o CNU: a organização do concurso passou a adotar o critério de paridade de gênero na prova discursiva, buscando equilibrar o percentual de mulheres classificadas para a fase 2. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação feminina no serviço público.
- CNU 2025: Qual é o critério para ser aprovado na prova objetiva e fazer a discursiva?
Para o dia 7 de dezembro, haverá diferenças na duração da prova discursiva para os níveis médio e superior, na composição das avaliações e na pontuação final. Confira abaixo os horários e detalhes para não errar:
Para os candidatos a cargos de nível superior, a prova discursiva será composta por duas questões, cada uma a ser respondida em até 30 linhas. Cada questão vale 22,5 pontos, totalizando 45 pontos.
Como será a prova discursiva para o ensino médio?
Já para os candidatos a cargos de nível intermediário, a prova será composta por uma redação dissertativa-argumentativa, com valor total de 30 pontos. O texto deverá ter, no máximo, 30 linhas.
Qual o horário de abertura dos portões e de início das provas discursivas do ‘Enem dos Concursos’?
A prova discursiva, que ocorre no dia 7 de dezembro, terá início às 13h, mas os portões abrirão 11h30 fecharão às 12h30.
Para os cargos de nível superior, a prova será realizada entre 13h e 16h. No nível intermediário, as avaliações serão aplicadas de 13h às 15h.