As águas de março fecharam o verão, na quarta-feira, mas a estação mais quente do ano sai de cena deixando boas memórias para os niteroienses e turistas que visitaram a cidade. Nos últimos três meses, os dias de sol e as noites quentes reforçaram velhos hábitos de ocupação de espaços públicos, como as praias e os parques, e criaram outros novos. Recentes intervenções permitiram e estimularam que velhos locais fossem descobertos ou redescobertos, em diferentes ângulos, que continuarão a serem explorados neste outono e nas próximas estações.

  • Projeto de macrodrenagem: Niterói terá ‘piscinão’ na Zona Sul para conter alagamentos
  • Paulo Gustavo é tema de exposição no MAC: ‘Que traga uma sensação de saudade boa’, diz o viúvo Thales Bretas

Com paisagens de tirar o fôlego, cercadas por mar e montanhas, as atividades ao ar livre continuaram a crescer durante o verão, conquistando mais adeptos. Em Icaraí, da academia ao culto a céu aberto, a praia, que ganhou nova iluminação de LED no fim do ano passado, é o espaço mais democrático e disputado nas noites de calor.

Responsável pela escolinha de MT Futevôlei, que funciona na Praia de Icaraí, na direção da Praça Getulio Vargas, Gláucia Dias conta que a nova iluminação aumentou consideravelmente o número de frequentadores à noite na praia, atraindo mais alunos.

— Melhorou mil por cento. Não só para as escolinhas, mas para os frequentadores em geral, como as pessoas que caminham no calçadão, com relação à sensação de segurança. Com certeza a praia está mais cheia, principalmente nos fins de semana. Como as lâmpadas iluminam até perto da água, essa movimentação maior é nítida. As famílias estão frequentando mais. Levam cangas, cadeiras, ficam sentadas até tarde da noite batendo papo, enquanto as crianças brincam, coisa que não acontecia antes. Está bem bacana de ver. Nossos alunos ficaram muito felizes.

Iluminação de LED atrai cada vez mais gente à Praia de Icaraí — Foto: Lívia Neder

Idealizadora e professora da escola de artes circenses Pendurados, que funciona na Praia de Icaraí, na altura da Rua Álvares de Azevedo, Juliana Bert Abduch também sentiu essa movimentação maior a partir do verão.

— Essa iluminação aumentou o movimento na praia até um pouco mais tarde e melhorou muito a questão da segurança, porque havia alguns pontos muito escuros. Tanto para os alunos quanto para a gente que trabalha a na praia, foi muito, muito bom — afirma.

O turista Samuel André curtiu o primeiro pôr do sol do ano no Mirante da Praia do Sossego — Foto: Acervo pessoal
O turista Samuel André curtiu o primeiro pôr do sol do ano no Mirante da Praia do Sossego — Foto: Acervo pessoal

Morador de Miracema, no interior do estado, o gerente administrativo Samuel André passou o feriado do réveillon em Niterói e se encantou com as belezas naturais. Ele já conhecia a cidade e alguns pontos turísticos, como a Praia de Itacoatiara, mas se surpreendeu com o visual do mirante da Praia do Sossego — premiada no ano passado, pela quarta vez, com selo Bandeira Azul —, que conta com recentes intervenções da prefeitura, incluindo uma escada que faz ligação com a Praia de Camboinhas. O local vem sendo cada vez mais visitado, recém-descoberto até mesmo por niteroienses, e virou point no verão, principalmente no pôr do sol.

  • Premiado com o Oscar: ‘Ainda estou aqui’ ganha exibições gratuitas em Niterói

— Uma amiga local me apresentou a Praia do Sossego. Achei muito linda e tranquila e fomos presenteados com um pôr do sol perfeito do mirante, no fim de tarde do primeiro dia do ano.

NitBikes são utilizadas para lazer e compromissos: 95 mil usuários — Foto: Divulgação/Lucas Benevides
NitBikes são utilizadas para lazer e compromissos: 95 mil usuários — Foto: Divulgação/Lucas Benevides

Esse também foi o primeiro verão da NitBike, que já caiu no gosto dos niteroienses. Implantado em julho do ano passado, o sistema de compartilhamento gratuito de bicicletas da prefeitura conta com o total de 600 veículos disponíveis na cidade, sendo 32 bikes infantis, e já ultrapassou a marca de 95 mil usuários cadastrados.

Morador do Barreto, o estudante Marcos Gomes aprovou o sistema das bikes e as utiliza sempre:

— A NitBike veio para ajudar pessoas que, como eu, precisam se locomover por dentro da cidade. Melhorou muito o meu deslocamento.

Com previsão de ampliação, as estações estão localizadas na região mais movimentada da cidade, no Centro e nos bairros do entorno: São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Centro, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.

— Queremos um futuro com as pessoas se divertindo com o acesso a uma bike gratuita no território, em uma cidade integrada — diz a vice-prefeita Isabel Swan.

confira novos hábitos que a estação estimulou em niteroienses e turistas