“Estou vendo aquela mulher com as flores amarelas, muito bem”, disse Papa Francisco com um leve sorriso, diante das gargalhadas da multidão diante do Hospital Gemelli, de onde recebeu alta, neste domingo, após 38 dias de internação. Foram as primeiras palavras do Pontífice desde que deu entrada na unidade de saúde de Roma, em 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia bilateral.

  • Leia na íntegra: Papa Francisco agradece orações e cita bombardeiros em Gaza em primeiro discurso ao receber alta
  • Sem cama de madeira nem contato com crianças: Os cuidados prescritos para o Papa Francisco após a alta

Da sacada do Gemelli, ele cumprimentou as dezenas de fiéis que se reuniram em frente ao hospital para acompanhar a alta.

— Obrigado a todos! — disse o Pontífice de 88 anos com voz fraca ao microfone, sentado em uma cadeira de rodas.

Entre os fiéis, estava Carmela Vittoria Mancuso, a “senhora das flores amarelas” citada pelo Papa em seu discurso à multidão. Segundo o jornal Il Messaggero, a idosa de 79 anos comparecia à Policlínica Gemelli todas as manhãs e à Praça de São Pedro todas as noites para rezar por Francisco, durante os 38 dias em que ele ficou internado.

Papa Francisco saudou Carmela Vittoria Mancuso em seu discurso após deixar hospital — Foto: AFP/Reprodução

Desde 14 de fevereiro, Carmela comparecia todos os dias à missa na capela do hospital. À noite, ela se juntava a outros fiéis para rezar o terço na famosa praça do Vaticano.

O jornal Il Messaggero destaca que a idosa conheceu Francisco em dezembro de 2017. A partir de então, ela passou a participar toda quarta-feira das Audiências Gerais presididas pelo Santo Padre na Praça de São Pedro. Em todas as ocasiões, Carmela levava rosas amarelas, combinadas com as cores da bandeira do Vaticano, e as oferecia para o Pontífice.

O líder dos 1,4 bilhão de católicos do mundo, que passou mais de cinco semanas no hospital lutando contra uma pneumonia, ficou na sacada por dois minutos e recebeu alta em seguida.

Ele saiu de carro, acenando da janela fechada do banco da frente enquanto passava por jornalistas, usando uma cânula, um tubo de plástico inserido em suas narinas que fornece oxigênio.

Francisco parecia cansado e mais magro do que o habitual. Os médicos disseram que sua saúde melhorou o suficiente para voltar para casa, embora tenha que enfrentar uma longa recuperação de pelo menos dois meses.

Quem é a ‘senhora das flores amarelas’ que o Papa Francisco saudou em 1ª aparição após deixar hospital