PSG-FRA e Barcelona-ESP reúnem 13 dos 30 jogadores que figuraram na lista dos indicados à premiação da Bola de Ouro dos melhores do mundo na temporada 2025/26. O francês Ousmane Démbelè foi o grande vencedor, mas seguido de perto pelo badalado Lamine Yamal e o brasileiro Raphinha, ambos da equipe catalã. Embora o grande vencedor do prêmio de 2025 esteja no departamento médico, com uma lesão na coxa, grande parte dos possíveis candidatos ao título nos próximos anos estarão presentes no duelo da segunda rodada da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, às 16h, no Estádio Olímpico Lluís Companys, na Espanha — enquanto o Camp Nou está em obras.
Além dos dois atacantes que buscam o primeiro título, o polonês Robert Lewandowski — eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2022 — também ficou entre os 17 melhores do mundo pelo Barcelona. Mas aos 37 anos, é um dos menos cotados a voltar a levar a premiação.
O PSG, no entanto, ainda leva a vantagem quando se considera o elenco, pois, não só os atacantes, como jogadores de outras funções também fazem parte desta seleta lista. Dos nove indicados da equipe francesa, seis são de outras posições.
O meia Vitinha, de 25 anos, que terminou em terceiro lugar, na frente do Raphinha, e o lateral-direito Achraf Hakimi, de 26 anos, e que terminou em sexto, também são nomes cotados para brigar pelo prêmio nos próximos anos. Junto do ponta Kvaratskhelia, de 24 anos, eles receberam ao menos um voto de melhor do mundo cada— o que o brasileiro, de 28 anos, não teve.
O lateral-esquerdo Nuno Mendes, o meia João Neves e o atacante Désiré Doué, de 23, 21 e 20 anos, respectivamente, são outros que figuraram entre os melhores. Embora estejam atrás em uma disputa de melhor do mundo — em um período curto — a idade pode ser um fator de diferença para a longevidade da carreira.
Ao todo, os catalães tiveram quatro nomes entre os melhores e o meia Pedri, também figurou no top 11. O jogador que já atua no time desde 2020, ainda nem chegou no auge físico, já que tem 22 anos, assim como Yamal, que recentemente completou 18 anos.
A disputa entre os melhores do mundo, no entanto, será afetada pela quantidade de desfalques de ambas as equipes, principalmente por parte do time francês.
Pelo PSG, o zagueiro brasileiro Marquinhos ficará de fora por conta de um incômodo na coxa esquerda, mesmo local em que Dembélé se lesionou, durante a vitória da França sobre a Ucrânia por 2 a 0 e que o fez atuar somente por 34 minutos.
O atacante Doué, com dores na panturrilha direita e Kvaratskhelia, poupado após lesão, fecham o departamento médico.
Pelo Barcelona, o brasileiro Raphinha é o maior desfalque. O Barcelona anunciou nesta sexta-feira que o ponta sofreu uma lesão muscular no tendão da coxa direita, e será desfalque por três semanas. Além do brasileiro, Fermín, Balde, Gavi e os goleiros Ter Stegen e Joan García são baixas para o confronto.