BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

conheça a santa que atrai mais fiéis em busca de ajuda divina para sair do vermelho

BRCOM by BRCOM
outubro 16, 2025
in News
0
Padre Henrique Gomes, do Santuário de Santa Edwiges — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Quem sobe as escadarias do Santuário Arquidiocesano de Santa Edwiges, na vizinhança da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, se depara logo de cara com uma imponente imagem da santa, talhada em madeira.

Trazida da Itália, a representação mostra Edwiges em sua versão mais conhecida: segurando uma bíblia e uma coroa, símbolo de sua origem nobre. Ali, católicos recorrem a ela para pedidos como a cura de uma doença, sucesso profissional ou a realização de um projeto. Mas a maioria das preces tem a ver com uma inquietação cada vez mais comum entre os brasileiros: as dívidas.

  • Inadimplência bate recorde: mesmo com emprego em alta e inflação caindo, calotes disparam. Entenda por quê

O fluxo de fiéis recorrendo à santa padroeira dos endividados tem aumentado nos últimos meses, e a expectativa é que o auge ocorra nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, quando os católicos comemoram o Dia de Santa Edwiges. A previsão de “casa cheia” do padre Henrique Gomes, pároco do santuário, e da comunidade da igreja tem amparo na realidade.

Apesar de vários índices econômicos estarem favoráveis, o orçamento das famílias está comprimido. A taxa de desemprego, por exemplo, alcança patamares mínimos históricos, e a inflação também dá sinais de alívio. Ainda assim, o brasileiro nunca esteve tão endividado. 

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em agosto, 78,8% das famílias declararam ter dívidas, em atraso ou em dia. Já a proporção de famílias inadimplentes, ou seja, com débitos em atraso, atingiu no mês analisado o maior nível da série histórica, iniciada em 2010, com 30,4% dos entrevistados nessa situação.  

Enquanto mutirões de renegociação ajudam quem deseja colocar o orçamento em dia, recorrer à ajuda divina também não faz mal.  

— Tem mais gente chegando nos últimos meses. Fico impressionado pela fé que as pessoas depositam e as graças que recebem, mas também na gratidão em voltar para agradecer — conta padre Henrique. 

Padre Henrique Gomes, do Santuário de Santa Edwiges — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

De um novo emprego para dar conta das despesas até a solução para dívidas contraídas durante o tratamento de uma doença, os pedidos de ajuda feitos à santa são muitos. Padre Henrique lembra de um caso recente de um casal que perdeu uma quantia relevante ao investir num negócio. A empreitada, porém, era um golpe, e o casal ficou com uma dívida grande no banco. 

O advogado do casal disse que era causa “quase perdida”, conta o religioso. A senhora, então, recorreu à santa e prometeu que, se tivesse a graça alcançada, voltaria ao santuário para compartilhar seu caso.

— Um dia, ela me procurou após a missa porque queria dar um testemunho. Disse que, de forma muito inesperada, o banco reconheceu que eles tinham sofrido um golpe e perdoou as dívidas. Chorou muito e disse que não tinha dúvida de que foi atendida por Edwiges — se recorda.

A bancária aposentada Leila Maria Simas, de 74 anos — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
A bancária aposentada Leila Maria Simas, de 74 anos — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Frequentadora há quase 50 anos do santuário e hoje responsável pela lojinha da igreja, a bancária aposentada Leila Maria Simas, de 74 anos, também já escutou muitas das histórias de fiéis aflitos em busca de ajuda da santa, e não apenas pelo orçamento familiar. Empresários também recorrem à Edwiges em busca de prosperidade para os negócios.

— Já conversei com várias pessoas que vieram pedir por causa de problemas em empresas. E relatos de negócios que se recuperaram a partir de promessas, dessa interação entre o proprietário e a santa — diz Leila. — Quando o desespero bate, bate da mesma forma para todos nós, e as pessoas vêm rezar para aliviar mesmo as dores.

As festividades em celebração à Santa Edwiges começaram no último dia 6 e seguem até o dia 19, mas o ápice é nesta quinta-feira. A programação inclui missas de hora em hora, das 7h às 20h (com exceção das 16h). A cerimônia das 15h será presidida por Dom Orani Tempesta, cardeal arcebispo do Rio. No domingo, além de missas, haverá também uma procissão pelas ruas de São Cristóvão. 

Santuário de Santa Edwiges, em São Cristóvão — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
Santuário de Santa Edwiges, em São Cristóvão — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Filha de uma nobre família católica de onde hoje é a Alemanha, Edwiges nasceu em 1174. Aos 12 anos, se casou com um duque da atual Polônia. A tradição católica conta que, com os filhos criados, ela ajudava famílias pobres. 

Nas visitas, percebeu que os maiores problemas que as pessoas enfrentavam estavam relacionados à falta de dinheiro. Eram principalmente agricultores que precisavam pagar aos proprietários da terra uma quantia proporcional à colheita que deveriam ter. Mas, em muitos casos, a produção era menor do que o esperado, o que deixava os lavradores endividados. 

O problema maior era que esses produtores rurais acabavam presos por conta das dívidas, e suas famílias ficavam sem amparo. 

— Além de ser uma mulher de muita fé, ela era uma pessoa de muita caridade. Conta-se que, em muitas situações, pagava as dívidas dos presos e ajudava as famílias — conta padre Henrique. — E é também a santa dos pobres e desvalidos, tinha muito cuidado com os moradores de ruas, levava comida, cuidava de quem estava doente ou ferido. 

Depois da morte de dois dos filhos e do marido, Edwiges foi morar num convento, onde morreu aos 69 anos. Em 1267, a Igreja Católica decidiu pela canonização.

conheça a santa que atrai mais fiéis em busca de ajuda divina para sair do vermelho

Previous Post

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 40 milhões nesta quinta-feira

Next Post

Entenda o que está por trás da onda de protestos e violência no Equador

Next Post
Manifestantes durante protesto contra o fim dos subsidios aos combustíveis, anunciado pelo governo do Equador, em Quito — Foto: Rodrigo BUENDIA / AFP

Entenda o que está por trás da onda de protestos e violência no Equador

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.