São José, santo celebrado no dia 19 de março, é venerado como padroeiro dos trabalhadores e dos pais de família. Carpinteiro de profissão, marido de Maria, pai adotivo de Jesus Cristo e carpinteiro, foi incluído no calendário litúrgico Romano em 1479. Entre os propagadores mais ilustres da devoção ao santo figuram, por exemplo, São Francisco de Assis e Santa Teresa d’Ávila. Considerado um dos santos mais importantes da tradição católica, foi declarado Universal da Igreja pelo Papa Pio IX, em 1870. Já no século XXI foi declarado patrono da justiça social pelo Papa Bento XVI, ressaltando sua proximidade em relação às lutas por justiça e direitos dos trabalhadores. Na cultura popular, o santo também recebe orações de quem está em busca de casamento. Enquanto Santo Antônio é conhecido por arrumar casório com rapidez, São José teria como atributo conseguir não apenas o enlace matrimonial, mas garantir que o escolhido ou escolhida seja sempre um bom partido, garantindo uma vida a dois duradoura e tranquila.
No Rio, a histórica Igreja de São José (1824), no Centro, recebe todos os anos muitos fiéis para Festa de São José. A programação deste ano inclui missa solene com a presença do Cardeal Dom Orani João Tempesta, nesta quarta-feira, às 16h. Durante todo o dia foram realizadas celebrações pelo dia do santo.
Veja abaixo detalhes sobre os significados da indumentária e dos elementos que acompanham a iconografia de São José, conforme publicado no site da Igreja de São José, no Centro do Rio:
Pintada frequentemente nas roxa, azul e branca, é carregada de simbolismo. O roxo representa a fé, a paciência e a confiança. O azul, o céu. O branco, a pureza do coração de São José, descrito como justo e dono de coração puro.
O manto marrom de São José representação sua humildade e simplicidade. A cor terrosa também evoca a madeira, que lembra o seu ofício de carpinteiro, por meio do qual sustentou e amparou a Sagrada Família.
Simboliza a pureza no coração de São José e a vitória da vida sobre a morte.
Simboliza sua figura como pai terreno de Jesus, que amou, cuidou, ensinou e moldou o menino Jesus, desempenhando seu papel paterno. Seu olhar direcionado para baixo ressalta a beleza e a grandiosidade de sua missão neste mundo.
O Menino Jesus em Seu Colo
O símbolo da paternidade. Representa o cuidado e a proteção paterna que São José ofereceu ao seu filho. São José, com sua humildade, pureza e papel de pai amoroso, continua a inspirar e a conectar corações ao redor do mundo. Sua figura transcende o tempo e oferece um exemplo vívido de compaixão e dedicação paternal.