No vale-tudo para provar a união estável com o bicheiro José Caruzzo Escafura, o Piruinha, de 95 anos, duas mulheres disputam o posto de “viúva” do contraventor. Há dezenas de fotos, contrato extrajudicial, carteirinha de visitação em presídio e até imagens da série da Globoplay Vale o Escrito. Desde a morte do bicheiro — considerado o mais carismático da antiga cúpula do jogo do bicho —, em 22 de janeiro, Rosilene Leonardo e Edclea das Neves, ambas de 60 anos, pediram ao juízo da 1ª Vara de Família da Regional Barra da Tijuca, por meio de seus advogados, para se habilitarem à herança de Piruinha, junto aos 24 filhos do falecido.
- Herança de Piruinha: quais são os bens disputados por 24 filhos e duas mulheres do bicheiro
- Contraventor da velha guarda: Morre o bicheiro José Caruzzo Escafura, o Piruinha, membro mais velho da antiga cúpula do bicho, aos 95 anos
Cada uma luta com as armas que tem. Rosilene, a primeira a entrar com a petição, em 27 de fevereiro, conta com o apoio de Alexsandro Escafura, filho do bicheiro, nomeado inventariante na última quinta-feira (20/03). Ela declarou ser autônoma e que viveu em união estável com Piruinha até a data de sua morte. Segundo afirma, em 26 de abril de 2023, os dois firmaram uma escritura extrajudicial sacramentando a união.
Na petição apresentada por sua defesa, consta que o contraventor sempre lhe prometeu casamento. Ela relata ainda que mantinham, semanalmente, “três a quatro encontros periódicos, quando não dormiam juntos”. Segundo o documento, ela acompanhava o suposto companheiro, inclusive, à sede da empresa Mirante Vênus Hotel, da qual o falecido era sócio e que também consta no relatório de partilha, apesar de dívidas com a prefeitura.
No contrato de união estável extrajudicial, em que Piruinha consta como empresário, há seis cláusulas. A primeira informa que a relação de ambos teve início em 18 de agosto de 1986 e permaneceu até o dia da assinatura da escritura. Na segunda cláusula, “os companheiros reconhecem mutuamente os deveres de lealdade, respeito e consideração mútuos, além de assistência moral e material recíproca”. Na cláusula seguinte — a terceira —, o contrato prevê que Rosilene “torna-se apta e única beneficiária” dos planos de previdência públicos ou particulares.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/b/R/oUYfVpSsOyYaCjxekPNg/whatsapp-image-2025-03-23-at-19.28.22.jpeg)
Por erro ou esquecimento, não há quarta cláusula, passando diretamente para a quinta, que informa que Rosilene reside em um bairro da Zona Sul, enquanto Piruinha, na Barra da Tijuca, com a ressalva: “podem residir no mesmo endereço ou em endereços diferentes, vale dizer, podem residir juntos ou separados nos endereços” citados.
E, por fim, a sexta cláusula: “José Caruzzo Escafura é proprietário de inúmeros bens móveis e imóveis adquiridos antes e depois de sua união estável com a companheira, onde, desde já, acorda que os mesmos sejam partilhados entre seus filhos e sua companheira após o óbito”.
- Cúpula na Sapucaí: Quem é o bicheiro de cada escola de samba do carnaval do Rio
Na petição de Rosilene, além do contrato, há ainda duas fotos dela ao lado de Piruinha, na casa dele, na Barra da Tijuca. Representada pelo advogado Leonardo José Luz, ela pede à Justiça que Edclea não seja habilitada como herdeira do bicheiro, mas sim ela, como companheira.
- Nova cúpula ausente: Os bicheiros Adilsinho e Rogério de Andrade foram lembrados nos desfiles de suas escolas de samba
Contra-ataque de Edclea das Neves
Do outro lado da disputa, duas semanas após Rosilene entrar com sua petição no processo de inventário, Edclea das Neves contra-atacou. Representada pelo advogado Ubiratan Guedes, Edclea afirma que conviveu durante 30 anos com Piruinha e, ao contrário da rival, anexou à petição dezenas de fotos em diferentes anos e com vários personagens da cúpula da contravenção, inclusive bicheiros já falecidos, como Waldemir e Waldomiro Paes Garcia, o Miro e Maninho, respectivamente pai e filho, mortos em 2004. Também há imagens dela com o contraventor Airton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, patrono da escola de samba Vila Isabel.
A petição afirma ainda que Edclea aparece na série da Globoplay Vale o Escrito, no episódio 3, a partir dos 22 minutos e 31 segundos, como companheira. Há “diversas cenas de carinho”, segundo o documento, que teriam ocorrido em abril de 2022, durante comemorações com a família. Preso em julho do mesmo ano, acusado de homicídio — do qual foi absolvido —, Piruinha declarou à Justiça, em termo de qualificação e interrogatório, que tinha companheira e citou o nome de Edclea.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/s/M/ZBpPpyREOYvs7wONzwfQ/whatsapp-image-2025-03-23-at-19.28.13-1-.jpeg)
Outro documento apresentado pela rival de Rosilene, para comprovar a união estável, é uma declaração assinada pelo bicheiro, informando à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) quem estava autorizada a visitá-lo: “declara que reconhece Edclea da Neves como minha ÚNICA legítima companheira, sendo autorizada a me visitar, ostentando esse status”. Em anexo, a carteira de visitante expedida pela Seap.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/h/6/S44qMSR6ePbzxiTucUog/whatsapp-image-2025-03-23-at-21.44.47-4-.jpeg)
Edclea admite, contudo, que, após a transferência de Piruinha para prisão domiciliar, passou a enfrentar dificuldades para vê-lo. Devido a uma queda no banheiro da unidade prisional onde estava, a Casa do Albergado Crispim Ventino, ele fraturou o fêmur e precisou ser submetido a uma cirurgia.
Posteriormente, foi levado para casa, em regime domiciliar, e chegou a usar tornozeleira eletrônica, que foi retirada pouco tempo depois. A saúde do contraventor se agravou. Com problemas cardíacos, Piruinha foi internado novamente para realização de uma ponte de safena.
- Quem é Vinícius Drumond: bicheiro é suspeito de furtar petróleo de dutos no Rio para vender a usinas de asfalto
A petição informa que Edclea foi afastada do convívio com Piruinha, apesar da “relação de amor e carinho mútuos”:
“Os entraves eram gerados por terceiros, e por motivos alheios à sua vontade, sendo algumas vezes impedida de visitá-lo na casa da Barra ou no hospital que era ali perto, sob a alegação de que ‘poderia gerar tumultos e acarretar no recrudescimento da situação prisional do Sr. José’”, diz o trecho.
Em seguida, o relato traz a acusação de que o contrato extrajudicial de Rosilene é nulo:
“Sra. Rosilene não é e nunca foi companheira do de cujus”.
A defesa de Edclea argumenta ainda que, “na época da assinatura do suposto ‘contrato’, o Sr. José se encontrava em prisão domiciliar, após ter quebrado o fêmur durante o período em que restou custodiado”. Consta também que, próximo à data da assinatura do contrato de união estável, em 4 de abril de 2023, Piruinha retornou ao Hospital Vitória e, segundo trecho de um atestado médico, ele apresentava “quadro de desorientação, queda do estado geral e desidratação”.
- Qual bicho que deu? Saiba qual mascote foi ao enterro do bicheiro Piruinha; Fato Novo é o nome dele
Mas o trunfo de Edclea é a filha Monalliza Neves Escafura, fruto da relação com Piruinha. Na conclusão da petição, na parte dos pedidos, o advogado Ubiratan Guedes solicita que mãe e filha sejam habilitadas no inventário como herdeiras — sem citar Rosilene.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/v/Q/Pd9OyGQ9WHh9JbW6W7dg/whatsapp-image-2025-03-23-at-23.25.20.jpeg)
Caberá à Justiça decidir quem é a verdadeira viúva de Piruinha. Procurados, os advogados de ambas não retornaram o contato.