O Corpo de Bombeiros lançou, nesta segunda-feira (1º), mais um canal para o pedido de socorro, o aplicativo 193RJ. A ferramenta possibilita que o usuário informe rapidamente a localização e o tipo de ocorrência. Por meio de geolocalização, a plataforma identifica com precisão o local da emergência e repassa a informação diretamente à central de chamados da corporação. O aplicativo já pode ser baixado nas lojas de aplicativo Android e IOS.
- ‘Alívio chegar em casa’: entregador baleado comemora prisão de policial penal
- Violência: PM morre durante operação no Complexo do Chapadão enquanto fazia busca em igreja
A ferramenta tem uma interface intuitiva e apresenta opções diretas para diversos tipos de emergências, como escapamento de gás, acidente de trânsito, incêndio e tentativa de suicídio. Nos casos de situação de emergência não listada, o cidadão pode optar por realizar uma ligação direta para o número 193. O acesso é integrado à conta gov.br, o que assegura a identificação e a proteção dos dados. Além disso, o cidadão consegue acompanhar o status do atendimento direto na tela.
O evento de lançamento, no Palácio Guanabara, contou com participação do governador Cláudio Castro e do secretário de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, o coronel Tarciso Salles.
– Tivemos o número alarmante de 17 mil trotes sendo passados para os bombeiros, podendo causar mortes, evitando atendimento a ocorrências reais. Essa ferramenta é um ganho para o atendimento, contribuindo para a maior missão dessa corporação, que é salvar vidas – destacou Cláudio Castro.
Durante a cerimônia, o Corpo de Bombeiros apresentou o Grupo de Operações Especiais (GOESP), equipe que, desde a criação, em junho deste ano, já salvou mais de 40 vítimas e prestou apoio a quase 30 unidades do CBMERJ no estado do RJ. São 130 militares preparados para atuar em ocorrências complexas, como salvamentos especializados, operações em áreas de matas e montanhas, acidentes de trânsito, intervenções em cenários de desastres de grande magnitude e incêndios florestais. O efetivo conta também com profissionais da área da saúde, ampliando a capacidade de resposta em situações críticas. Além disso, caso necessário, os agentes estão aptos a serem enviados para outros estados brasileiros e até outros países.
Também foi destaque no evento a Operação Extinctus, a maior ação de prontidão do CBMERJ focada nos incêndios florestais realizada ao longo do período de estiagem em todo o território fluminense. Desde o dia 9 de junho, a corporação combateu mais de 2,7 mil incêndios em vegetação. O planejamento operacional da instituição prevê o apoio de mais de 400 bombeiros militares a qualquer região do estado, em até 4 horas. A operação utiliza equipamentos e viaturas de última geração, capazes de enfrentar os cenários mais adversos.
– Além das viaturas pesadas, hoje podemos contar com kits de combate a incêndio, que facilitam a nossa atuação em lugares de difícil acesso. Os equipamentos modernos e a tecnologia, agora no aplicativo, garantem mais agilidade e precisão no nosso dia a dia – afirmou o coronel Tarciso Salles.
Os investimentos do Governo do Estado no Corpo de Bombeiros somam quase R$ 24 milhões, destinados para a aquisição de equipamentos como dois veículos do tipo ATT (Auto Transporte de Tropa); dois veículos AEsp (Auto Especializado) para o GOESP e dois AR (Auto Rápido) utilizados nas guarnições de combate a incêndios florestais, 21 sopradores, além de mochilas flexíveis de combate a incêndio em vegetação e bombas portáteis.