O elenco do Flamengo se reapresentou na última sexta-feira, no Ninho do Urubu, após quatro dias de folga por conta da data Fifa, e Filipe Luís teve como uma das boas novidades o retorno de Jorginho aos treinamentos.
Vetado do empate por 1 a 1 com o Grêmio, pelo Brasileirão, há uma semana, após ter sentido dores no músculo posterior da coxa esquerda, o volante realizou atividades com o grupo no campo do CT e participou normalmente dos treinos nos últimos dias.
Dessa forma, é provável que volte a estar à disposição do treinador diante do Juventude, em Caxias do Sul (RS), no próximo domingo (14), no retorno da competição nacional. O Flamengo é o líder, com 47 pontos.
Contratado no início de junho, na janela especial para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, Jorginho se firmou rapidamente como titular no rubro-negro. Ele já participou de 15 jogos e atualmente forma dupla de volantes ao lado do espanhol Saúl.
Outro que tem chances de jogar contra o Juventude é Alex Sandro, que trata lesão muscular na panturrilha esquerda sofrida na goleada por 8 a 0 sobre o Vitória, no dia 25 de agosto. O lateral-esquerdo também foi desfalque diante do Grêmio e aproveita estes dias sem jogos para fazer trabalho intensivo com o setor de fisioterapia. Porém, suas chances são menores em relação a Jorginho.
O Flamengo também segue trabalhando para acelerar a recuperação de Erick Pulgar. O volante ainda se recupera de fratura no quinto metatarso do pé direito, e a previsão mais realista é que volte a atuar em outubro. Porém, ele pode voltar a treinar neste mês. Nos próximos dias, o chileno será submetido a nova tomografia.