BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

designers rebatem trend de boneco na caixa criado por inteligência artificial

BRCOM by BRCOM
abril 16, 2025
in News
0
'Human made': Ilustração feita por designer reage à febre dos bonecos por IA — Foto: Reprodução

Nesta semana, a atriz Brooke Shields (que protagonizou o clássico ‘Lagoa Azul’) publicou uma imagem nas redes sociais de uma boneca hiper-realista de si mesma, que vinha com um kit de bordado e um cachorro da raça terrier. Já a deputada Marjorie Taylor Greene, republicana da Geórgia, compartilhou com seus seguidores sua própria miniatura acompanhada de um malhete e uma Bíblia.

  • Depois da febre Ghibli, nova trend é virar action figure. Aprenda a fazer até a versão animada
  • Em alta: ChatGPT supera redes sociais e alcança o 1º lugar entre os apps mais baixados do mundo pela primeira vez

Parecidos com os colecionáveis de cultura pop ou de super-heróis, esses bonecos realistas não são encontrados nas lojas de brinquedos — pelo menos por enquanto. Eles estão sendo criados com ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT.

Nas últimas semanas, usuários das redes sociais têm recorrido à IA para gerar versões “Barbie” de si mesmos, de seus cachorros ou de suas celebridades favoritas. Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, não escapou do tratamento em forma de boneca por IA. Nem mesmo o pianista Beethoven.

A tendência tem frustrado ilustradores que se opõem ao uso de obras de arte sem licença para treinar essas ferramentas de IA e que continuam preocupados com os efeitos dela em seus meios de subsistência. Vários deles responderam postando imagens semelhantes de bonecos que ilustraram manualmente.

Nas redes sociais, designers iniciaram um movimento chamado “starterpacknoAI”, em que compartilham suas próprias ilustrações de bonecos e discutem sobre o uso crescente de inteligência artificial no design e a perda de originalidade na área criativas.

“Human made (Feito por humano, na tradução literal)”, diz um balão de texto no canto de uma dessas ilustrações, feita por Linh Truong, que se retratou com seu caderno de esboços e sua gata, Kayla.

‘Human made’: Ilustração feita por designer reage à febre dos bonecos por IA — Foto: Reprodução

Truong, de 23 anos, artista residente em Nova York, vê os bonecos de ação feitos por IA — a mais recente de várias tendências de retratos com IA — como uma forma de empresas de tecnologia tentarem se conectar com os usuários de maneira pessoal.

— É como se dissessem: “Queremos que você se veja no nosso produto”— disse ela.

Conteúdo:

Toggle
  • ‘Buscamos outras formas de nos enxergar no mundo’
  • Plataformas de IA viram alvo de críticas
      • designers rebatem trend de boneco na caixa criado por inteligência artificial

‘Buscamos outras formas de nos enxergar no mundo’

Para muita gente, essa é uma possibilidade tentadora. Suzie Geria, de 37 anos, personal trainer em Toronto, achou que o boneco criado para ela pelo ChatGPT era surpreendentemente realista. Ele vinha com um kettlebell e um pêssego em desenho animado para representar a aula com foco em glúteos que ela ministra em uma academia local.

— É meio legal se ver refletida em forma de desenho — disse ela. — Acho que estamos buscando outras formas de nos enxergar no mundo em que vivemos, que é muito online.

Suzie Geria em versão boneca feita por IA — tendência divide artistas — Foto: ChatGPT via The New York Times
Suzie Geria em versão boneca feita por IA — tendência divide artistas — Foto: ChatGPT via The New York Times

Geria disse ter empatia por quem trabalha em setores que podem sofrer com a perda de empregos por causa da IA. “É uma questão difícil, mas também está trazendo alegria para as pessoas”, afirmou.

Pat Bassermann, de 42 anos, que trabalha com marketing e mora em Andover, Massachusetts, digitou um parágrafo de instruções no ChatGPT na quinta-feira para criar uma versão em boneco de si mesmo.

  • Trend boneco na caixa: aprenda como fazer action figure em versão animada

“Use esta foto minha para criar uma figura de ação minha em uma embalagem blister, no estilo de um brinquedo colecionável premium”, escreveu ele, acrescentando pedidos como pinças de churrasco e um “sorriso relaxado e amigável”. Ele enviou uma foto de rosto e recebeu a imagem segundos depois.

“Esposa e filhos não incluídos. Casa bagunçada vendida separadamente”, dizia uma linha de texto no rodapé da imagem.

Pat Bassermann pediu ao ChatGPT que criasse uma versão em boneco de si mesmo — Foto: ChatGPT via The New York Times
Pat Bassermann pediu ao ChatGPT que criasse uma versão em boneco de si mesmo — Foto: ChatGPT via The New York Times

Logo, suas três filhas quiseram suas próprias versões.

Em poucos minutos, elas receberam bonecas com rabo de cavalo, sapatilhas de balé, um controle de videogame e um copo de chá Boba como acessórios.

Pai pede ao ChatGPT para criar versão em boneca de suas filhas, e a ferramenta de IA cria'Gemelli: Born Together, Best Friends Forever' — Foto: Chat GPT via The New York Times
Pai pede ao ChatGPT para criar versão em boneca de suas filhas, e a ferramenta de IA cria ‘Gemelli: Born Together, Best Friends Forever’ — Foto: Chat GPT via The New York Times

Plataformas de IA viram alvo de críticas

À medida que as plataformas de IA se popularizam, suas capacidades de gerar imagens vêm sendo alvo de críticas. Artistas e músicos argumentam que a tecnologia ameaça seus meios de vida. Imagens falsas criadas com IA, muitas delas explícitas, têm confundido escolas, campanhas políticas e celebridades.

(O jornal The New York Times abriu um processo por violação de direitos autorais contra a OpenAI e sua parceira Microsoft, acusando-as de usar obras publicadas sem permissão para treinar a inteligência artificial. Ambas negam as acusações.)

Em março, as redes sociais foram inundadas com vídeos que usavam o ChatGPT para replicar o estilo do cineasta japonês Hayao Miyazaki. Em resposta, alguns usuários compartilharam um trecho de um documentário de 2016 em que Miyazaki chama a IA de “um insulto à própria vida”.

  • Entenda: Facebook enfrenta hoje julgamento histórico nos EUA e pode ter que se desfazer do Instagram

Martha Ratcliff, de 29 anos, ilustradora em Leeds, na Inglaterra, disse que passou anos desenvolvendo um estilo de retrato distinto. Ela afirmou se sentir frustrada toda vez que via uma nova tendência de retratos gerados por IA, aparentemente baseados em trabalhos de artistas reais sem compensação.

Ela entende que é divertido seguir uma tendência.

— Mas acho que, se você olhar o quadro maior, há muitos profissionais criativos preocupados — acrescentou. — A gente só não quer que isso apague toda a indústria criativa.

No sábado, ela passou cerca de 20 minutos fazendo à mão sua própria versão ilustrada da tendência. Ela se retratou segurando seu recém-nascido, cercada por flores, lápis de cor e uma caneca fumegante com a palavra “mamãe”.

A ilustradora Martha Ratcliff, de 29 anos, ficou 20 minutos fazendo à mão sua própria versão ilustrada da trend — Foto: Reprodução/The New York Times
A ilustradora Martha Ratcliff, de 29 anos, ficou 20 minutos fazendo à mão sua própria versão ilustrada da trend — Foto: Reprodução/The New York Times

— Feito por um humano é muito melhor do que feito por um robô — disse ela, que ainda incluiu um símbolo de protesto contra a IA no canto superior da ilustração.

designers rebatem trend de boneco na caixa criado por inteligência artificial

Previous Post

PM de São Paulo publica vídeo com cruz em chamas e gesto associado ao nazismo; MP diz que caso será investigado

Next Post

Milei corre risco de reacender inflação com flutuação do peso

Next Post
Um cliente paga com cédulas de peso argentino em um café em Buenos Aires — Foto: Erica Canepa/Bloomberg

Milei corre risco de reacender inflação com flutuação do peso

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.