“Dona da maratona” mais bem avaliada pela World Athletics no Brasil, em 2025, a New Balance volta a olhar para o Rio de Janeiro.
A marca norte-americana “nascida no running”, é proprietária da New Balance 42k Porto Alegre, que atualmente é a melhor maratona do país, desbancando a Maratona do Rio. E após se consolidar no Rio Grande do Sul volta a organizar uma corrida de rua no Rio de Janeiro, a Corrida New Balance 15k, em 26 de outubro.
Segundo o ranking de 2025 da World Athletics, que ainda não fechou, a New Balance 42k Porto Alegre está em 87.º lugar e deverá terminar como a melhor maratona do Brasil, tendo já superado a principal concorrente, a Maratona do Rio (93.º). Na lista de 2024, a Maratona do Rio terminou em 120.º lugar e a de Porto Alegre, em 139.º.
A marca New Balance, que também está entre as melhores maratonas do mundo, uma vez que é a proprietária das majors de Londres (a primeira da lista da World Athletics) e de Nova York (será realizada em 2 de novembro), passou a ter três corridas no Brasil: em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Porto Alegre a marca se considera fixada, sólida: a edição de 2026, por exemplo, já está com as 16,5 mil inscrições esgotadas.
— O fato de termos hoje a melhor prova brasileira segundo a World Athletics, é muito importante. E a gente quer continuar crescendo nesse ranking. A Maratona de Porto Alegre é um sucesso por causa do percurso rápido e plano e pela organização. O clima ajuda e em 2026 mudamos a data, de abril para julho, para um mês ainda mais seco, para aumentar a velocidade. A cidade foi a primeira escolha da marca por causa da performance, afinal a marca é de alta performance — explica Renato Elias, gerente de marketing da New Balance Brasil, que afirma que, após se consolidar no Rio Grande do Sul, a mira está voltada para o “óbvio mercado do Rio de Janeiro”, cidade que respira o esporte — É claro que a New Balance Rio de Janeiro, para onde voltamos após seis anos, será a corrida mais bonita da marca no mundo.
Renato explica que, desde 2023, a New Balance está sob comando do Grupo Dass e que agora quer ganhar mercado no Rio, cidade que considera “óbvia” quando o assunto é o mercado de corridas de rua. Assim, volta a realizar um evento na cidade, mas também tem intensificado a presença da marca por aqui. Seja com treinões com marcas parceiras, seja ampliado apoios a crews.
Para o evento no Rio, que terá prova de 15km e 7,5 km, são esperados 6 mil corredores. A marca ainda negocia a realização de um show pós-prova, assim como acontece em Porto Alegre.
— Achamos que a cidade no Brasil que melhor representa a intersecção de esporte e cultura é o Rio de Janeiro. E como acreditamos muito nessa mistura, achamos importante ter uma entrega cultural nessa retomada. A New Balance tem um mantra interno que é “detalhes importam” — lembra Renato, que revela que esse ano a marca cresceu 71% nas vendas da categoria running no Brasil — O Rio é um mercado que está crescendo para gente. Posso dizer tranquilamente que está no Top 5 da marca no país. Queremos ser reconhecidos e lembrados pelo carioca. E eu acho, honestamente, que estamos em um processo de retomada.
Para a corrida, a marca caprichou no pós-prova: recovery gratuito com botas de compressão, banheiras de gelo e macas de soltura; personalizações de medalha e camisa gratuitas e degustação de marcas patrocinadoras como Liquidz, Nude e Mais Mu. E ainda, para quem correr com New Balance nos pés, terá espaço exclusivo com café da manhã.
Desde que a New Balance passou a ser administrada pelo Grupo Dass em 2023, a marca já realizou cinco corridas proprietárias no Brasil: três edições da New Balance 15 km São Paulo (2023, 2024 e 2025), e duas da New Balance 42 km Porto Alegre (2024 e 2025). Nestes cinco eventos, a New Balance contou com um número total de 36 mil corredores.
Sobre o crescimento deste circuito, Renato disse que a prioridade é melhorar cada vez mais as etapas existentes.
— A gente não quer dar passo maior que a perna. Óbvio que queremos ter um circuito cada vez maior no Brasil. É um plano a médio prazo, para daqui a dois anos. O plano a curto prazo é fazer as provas já existentes perfeitas. Queremos entregar a mesma organização de Porto Alegre no Rio de Janeiro, nossa etapa caçula.