Em algumas situações, é necessário empurrar o carro para conseguir ligá-lo — como quando a bateria descarrega ou há algum problema na partida. Ao movimentar o veículo, o alternador pode gerar a eletricidade necessária para acionar o motor. Entretanto, quando se trata de um carro com câmbio automático, essa solução ainda é válida?
- Apenas € 1: irmãos compram imóveis na Itália e revendem
- Imposto de Renda 2025: prazo está se esgotando. O que acontece com quem não declarar?
Empurrar o carro para dar partida funciona muito bem para aqueles com transmissão manual. No entanto, os que possuem transmissão automática não podem ser empurrados por diferentes motivos.
Uma das razões, é que o carro precisa estar na posição N (neutro) ou D (dirigir) e, como está desligado, o mais provável é que esteja na posição P (estacionado), o que trava o câmbio e impede a movimentação do carro.
Além disso, esses veículos não possuem conexão direta entre as rodas e o motor quando o carro está desligado. Dessa forma, por mais que as rodas estejam em movimento ao serem empurradas, essa ação não é transmitida para o motor.
Como empurrar está fora de questão, você deve recorrer à recarga da bateria com outro veículo. Isso exigirá que o outro carro esteja totalmente carregado e um conjunto de cabos conhecidos como “garras de jacaré”.
- O primeiro passo é colocar o capô do veículo movido a bateria na frente do capô do carro sem bateria. Ou seja, eles devem estar um de frente para o outro, desligados, em ponto morto e com o capô aberto.
- O segundo, é conectar os fios vermelhos, que são os positivos (marcados com “+”). Ele começa com o veículo com bateria e depois se conecta ao carro sem bateria.
- Em seguida, você deve conectar os cabos pretos aos terminais negativos (marcados com “-”), na mesma ordem: primeiro conecte ao doador e depois à unidade sem bateria.
- O quarto passo é ligar o veículo normalmente e deixar o motor funcionando por alguns minutos para permitir que a bateria do outro carro carregue.
- Por último, você deverá tentar ligar o veículo que estava sem bateria. Caso ele dê partida, o procedimento foi bem-sucedido; caso contrário, será necessário desconectar os cabos e tentar novamente.

