BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

EUA se dizem ‘prontos para assinar’ acordo sobre recursos minerais da Ucrânia, mas detalhes podem frustrar acerto

BRCOM by BRCOM
abril 30, 2025
in News
0
Rússia detona bomba de três toneladas em barragem na região de fronteira com a Ucrânia
  • Afirma jornal: Rússia condiciona fim do avanço na Ucrânia a reconhecimento de anexação da Crimeia pelos EUA
  • Anexada em 2014: Trump pressiona Ucrânia a fazer concessões para acabar com guerra e diz que ‘Crimeia ficará com a Rússia’

Há quase duas semanas, americanos e ucranianos firmaram um memorando para avançar, em definitivo, rumo a um acordo sobre os recursos minerais, uma exigência feita pelo presidente Donald Trump para manter o apoio a Kiev — no texto, foi estabelecido um prazo, 26 de abril, para a conclusão das conversas, e um texto que parecia definitivo foi firmado entre os dois lados, após uma intensa série de negociações.

Segundo um rascunho obtido pela agência Reuters, o texto dá aos EUA acesso preferencial às riquezas minerais ucranianas, incluindo as chamadas terras raras, cruciais em indústrias como a de defesa e alta tecnologia, mas não concede automaticamente aos americanos uma parcela destes recursos. Também foi retirada qualquer referência a pagamentos pelos bilhões de dólares em ajuda fornecidos a Kiev desde o início da guerra, em 2022.

— Eu disse: “Ok, queremos algo pelos nossos esforços, e dissemos: terras raras'” — disse o presidente, antes de uma reunião de seu Gabinete na Casa Branca, completando que o acordo permitirá que os EUA “comecem a escavar” na Ucrânia. — E fazer o que temos que fazer.

Rússia detona bomba de três toneladas em barragem na região de fronteira com a Ucrânia

Por outro lado, o acordo não oferece qualquer garantia de segurança dos EUA a Kiev, como os ucranianos queriam nos momentos iniciais do diálogo — durante as negociações, Trump disse em várias ocasiões que a simples presença de empresas americanas em solo ucraniano seria, por si só, uma garantia de que ninguém atacaria o país.

— Também é bom para eles, porque terão uma presença americana no local — afirmou Trump nesta quarta-feira. — A presença americana, acredito, manterá muitos atores mal-intencionados fora do país, ou certamente fora da área onde estamos fazendo a escavação.

  • Batalha econômica: Com China à frente, Trump transforma recursos minerais de Ucrânia e outros países em centro de política externa dos EUA

Por fim, a proposta cria um fundo conjunto, controlado pelos EUA e pela Ucrânia, voltado à reconstrução do país e que seria abastecido por 50% dos lucros e royalties pagos pela extração de seus recursos minerais. De acordo com o Serviço Geológico americano, a Ucrânia tem reservas de 22 dos 50 minerais considerados críticos para a indústria do país.

— A Ucrânia só fará uma contribuição com novas licenças, com novos royalties sobre recursos minerais. Essa será a nossa contribuição, 50% da qual será destinada a esse fundo — disse um até então confiante primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal. — De fato, é um acordo estratégico. É um acordo internacional verdadeiramente igualitário e bom sobre investimentos conjuntos no desenvolvimento e recuperação da Ucrânia.

Manifestantes em Kiev protestam contra acordo que abre caminho para exploração dos recursos minerais ucranianos pelos EUA — Foto: Andrew Kravchenko/Bloomberg
Manifestantes em Kiev protestam contra acordo que abre caminho para exploração dos recursos minerais ucranianos pelos EUA — Foto: Andrew Kravchenko/Bloomberg

Na manhã desta quarta-feira, o premier ucraniano estava confiante de que as últimas arestas tinham sido aparadas no fim de semana, e anunciou que a ministra da Economia do país, Yulia Svyrydenko, estava a caminho de Washington para assinar o acordo.

— Estamos finalizando os últimos detalhes com nossos colegas americanos. Assim que todos os detalhes finais forem finalizados, espero que o acordo seja assinado em breve, nas próximas 24 horas — disse Shmyhal à TV ucraniana.

  • Titânio, lítio e terras raras: O que está em jogo entre Ucrânia e Trump no acordo preliminar sobre exploração mineral

Mas como revelou o jornal britânico Financial Times, Svyrydenko pode voltar para Kiev de mãos abanando. Segundo a publicação, os americanos querem que ela assine, além do acordo-base, um termo detalhado sobre o fundo e um terceiro documento de caráter técnico — um integrante do governo americano disse ao jornal que, no fim de semana, os ucranianos tentaram rever alguns dos termos acordados, ligados a governança, transparência e rastreabilidade financeira.

Segundo ele, a ordem era para que a ministra apenas viajasse para Washington quando não houvesse mais divergências.

— Todos os três documentos precisam ser assinados hoje, mas os ucranianos estão tentando reabrir os termos que já foram acordados como parte do pacote: isso caberá aos ucranianos, pois os EUA estão prontos para assinar — disse um representante da Casa Branca, em declarações à Reuters.

  • Contraproposta: Putin oferece aos EUA exploração de metais e terras raras em territórios ocupados da Ucrânia

Durante reunião do Gabinete do governo Trump, Scott Bessent, secretário do Tesouro, disse que seu lado “estava pronto para assinar”, e que os ucranianos “decidiram, na noite passada, fazer algumas mudanças de última hora”.

— Temos certeza de que eles vão reconsiderar isso e estamos prontos para assinar esta tarde — disse Bessent. — É o mesmo acordo que fizemos no fim de semana. Sem alterações da nossa parte.

Citados pelo Financial Times, representantes do governo ucraniano questionam as declarações dos EUA, e afirmam que não será possível assinar todos os documentos, em especial sobre o fundo especial, porque eles precisam ser ratificados pelo Parlamento. Um deles disse estar preocupado com um fracasso da iniciativa, e que apesar de estarem confiantes em uma assinatura, disse que as chances de tudo ser finalizado nesta quarta-feira eram de “50%”.

Um acordo para a exploração dos recursos minerais ucranianos é ventilado por Trump mesmo antes de sua posse e, segundo ele, seria uma forma de “compensar” os EUA pelos bilhões de dólares em ajuda financeira e militar a Kiev desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022. Contudo, as negociações foram marcadas por resistências em Kiev, ameaças de Washington e muitas turbulências pessoais entre Trump e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, por quem o republicano parece ter pouco apreço.

No dia 28 de fevereiro, quando Zelensky foi à Casa Branca para assinar uma versão do acordo, os dois líderes, com a participação do vice-presidente americano, J.D. Vance, protagonizaram uma áspera discussão diante das câmeras, com acusações sobre o curso da guerra e sobre o caráter dos envolvidos. O entrevero terminou com o ucraniano convidado a deixar a Casa Branca, sem um acordo, e levou à suspensão temporária da ajuda militar a Kiev.

Volodymyr Zelensky e Donald Trump: bate-boca — Foto: SAUL LOEB / AFP/ 28-02-2025
Volodymyr Zelensky e Donald Trump: bate-boca — Foto: SAUL LOEB / AFP/ 28-02-2025

O novo impasse ocorre em meio à crescente impaciência de Trump com a ausência de um acordo para encerrar a guerra, algo que ele havia dito que faria “em menos de 24 horas”. Além das habituais críticas a Zelensky, com quem chegou a se encontrar no Vaticano durante o funeral do Papa Francisco, o líder americano tem questionado se o presidente russo, Vladimir Putin, está de fato interessado na paz. Trump ainda ameaçou abandonar as negociações de paz caso não haja um acordo a curto prazo.

EUA se dizem ‘prontos para assinar’ acordo sobre recursos minerais da Ucrânia, mas detalhes podem frustrar acerto

Previous Post

Vendas do Tesouro Direto superam R$ 11 bi e batem recorde em março

Next Post

‘O povo nem sabe o que é anistia, vai pesar em 2026 se a vida está melhor ou não com Lula’, diz Duda Lima 

Next Post
'O povo nem sabe o que é anistia, vai pesar em 2026 se a vida está melhor ou não com Lula', diz Duda Lima 

'O povo nem sabe o que é anistia, vai pesar em 2026 se a vida está melhor ou não com Lula', diz Duda Lima 

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.