O ex-jogador do Barcelona e da seleção espanhola, Jordi Alba, anunciou, na tarde desta terça-feira, que vai se aposentar ao final da temporada de 2025 no Inter Miami. O craque espanhol usou as redes sociais para comunicar a decisão.
— Olá a todos! Chegou a hora de encerrar uma etapa importante da minha vida. Tomei a decisão de encerrar minha carreira como jogador profissional de futebol ao final desta temporada. Faço isso com absoluta convicção, realização e felicidade — disse Jordi Alba no início do vídeo do anúncio da aposentadoria.
O lateral-esquerdo de 36 anos começou sua carreira no Valencia e passou pelo Gimnàstic, mas ganhou destaque no Barcelona, onde passou 11 temporadas. Por lá, Jordi Alba conquistou seis títulos do Campeonato Espanhol, cinco Copas do Rei e uma Liga dos Campeões. Na seleção espanhola, ele esteve no elenco vencedor da Eurocopa de 2012.
Jordi Alba segue os passos de Sergio Busquets, que também anunciou sua aposentadoria ao final da temporada. Agora, metade do chamado ‘Quarteto Fantástico’ do Inter Miami, que também inclui o uruguaio Luis Suárez e o argentino Lionel Messi, vão se aposentar. Todos eles estão se aproximando do fim de suas carreiras lendárias nos Estados Unidos.
O quarteto de ex-jogadores do Barcelona tentará dar ao Inter seu primeiro título da MLS nesta temporada, que termina com a final em jogo único no dia 6 de dezembro.
“Olá a todos! Chegou a hora de encerrar uma etapa importante da minha vida. Tomei a decisão de encerrar minha carreira como jogador profissional de futebol ao final desta temporada. Faço isso com absoluta convicção, realização e felicidade.
Porque sinto que percorri esse caminho com toda a paixão que pude reunir. E agora é o momento perfeito para começar um novo capítulo e encerrar o anterior com os melhores sentimentos. O futebol me deu absolutamente tudo.
Obrigado a todos os meus companheiros de equipe, treinadores, comissão técnica, funcionários do clube e adversários que me incentivaram a dar o meu melhor. Quero agradecer especialmente aos clubes que moldaram a minha vida. Ao Atlético Centro Hospitalense, onde tudo começou.
Ao Cornellà, que me deu confiança para crescer. Ao Nàstic de Tarragona, onde aprendi a conviver num balneário profissional e amadureci ao lado de grandes companheiros. Ao Valencia Club de Fútbol, o clube que me permitiu realizar o sonho de estrear na Primeira Divisão.
Ao FC Barcelona, o clube da minha vida, aquele que me viu crescer quando criança e me permitiu atingir o auge da minha carreira, viver mais de uma década inesquecível e conquistar todos os títulos possíveis. À seleção espanhola, orgulhosa de ter vestido esta camisa e grata por fazer parte da sua história. E, por fim, ao Inter Miami, obrigada por me abrirem as portas, me receberem com carinho e me darem a oportunidade de completar esta jornada, aproveitando cada momento.
Obrigado a todos os fãs pelo carinho. Vocês me ensinaram que a camisa não é só vestida, é sentida. Agradeço aos meus pais e ao meu irmão, por estarem ao meu lado em cada passo do caminho desde que eu era criança.
Por todos os esforços que você fez para tornar meu sonho realidade. Este também é seu. Eu te amo muito.
À minha esposa e filhos, obrigada por me fazerem sorrir mesmo na velhice e por sempre me lembrarem do que realmente importa. Com amor, obrigada por sempre estarem ao meu lado. Sem o apoio e os conselhos de vocês, nada teria sido igual.
Tudo o que conquistei, fiz pensando em você. Esta corrida também é sua. Eu te amo.
Hoje encerro este capítulo sabendo que dei tudo de mim. O futebol foi, é e sempre será uma parte essencial da minha vida. Obrigado, futebol. Obrigado por tanto.”