Autoridades chilenas resgataram nesta quinta-feira 59 pessoas, entre as quais estavam 19 turistas brasileiros, que haviam ficado presos em uma nevasca no Atacama. As operações de resgate duraram cerca de 24 horas e envolveram diferentes órgãos locais. Nas redes, o delegado presidencial provincial de El Loa, Miguel Ballesteros, celebrou o fim do resgate: “Nós conseguimos!”, escreveu.
- Caprichoso x Garantido: antes do Festival de Parintins começar, bois já estão em ‘disputa do bem’ para preservar Amazônia
- Censo: SP e RJ têm mais saída que entrada de moradores, enquanto SC lidera migração
— Após quase 24 horas de trabalho das equipes multidisciplinares, conseguimos receber as pessoas que foram resgatadas em San Pedro de Atacama. Foi uma jornada extenuante, com muitas dificuldades, dadas as complexidades que as equipes encontraram no terreno — disse Ballesteros ao site local El Referente.
A operação foi liderada pelo Comitê de Gestão de Risco de Desastres (COGRID) do município de San Pedro do Atacama e contou com apoio do Corpo de Bombeiros e do Exército do Chile, além de outros órgãos. Os resgatados tem entre 13 e 79 anos.
— Em geral, as pessoas saíram dos veículos por conta própria. Elas estão sendo tratadas e receberão alta assim que seu estado permitir — disse ainda Ballesteros.
No início da tarde desta quinta-feira, o perfil do Carabineiros da Região de Antofagasta anunciou o resgate de cerca de 20 passageiros de um ônibus que se encontrava na mesma região:
Autoridades chilenas resgatam 19 brasileiros presos em nevasca
“Conseguiu-se chegar até o quilômetro 87 e, assim, foi possível evacuar ou retirar as pessoas que estavam em seus veículos e, num primeiro momento, levá-las ao complexo de Hito Cajón, para depois continuar seu traslado até aqui, em San Pedro de Atacama”, disse o prefeito Justo Zuleta Santander, de San Pedro de Atacama.
Os brasileiros atolaram na Rota CH-27, a uma altura de 4.500 metros. No momento da nevasca, as condições de visibilidade eram zero, e as temperaturas se aproximavam de -7°C, com neve acumulada de 10 centímetros, segundo a imprensa local.
“Fizemos contato com eles por telefone via satélite. Passaram a noite em boas condições dentro dos veículos”, disse comandante Ariel Campos, que coordena as operações de resgate ao veículo chileno. Os resgatados serão levados para o complexo fronteiriço de Hito Cajón, onde receberão atendimento médico.