A GoPro vai lançar, pela primeira vez desde sua fundação, em 2002, uma nova cor para sua câmera. Em vez do tradicional preto, a fabricante aposta agora no branco polar. A nova cor estará disponível na versão mais recente da câmera, a Hero 13, lançada no ano passado.

O modelo inclui um sistema de carregamento e uma trava magnética para ser acoplado a suportes sem o uso de parafusos.

Uma das principais novidades está no sistema de captação de vídeos, que conta com maior fidelidade de cores, um recurso de estabilização que permite travar o horizonte mesmo que o usuário gire 360 graus — como em manobras com bicicleta ou skate — e mais resolução (até 5,3K) na gravação em câmera lenta.

Com a nova cor, o objetivo é atrair um maior número de consumidores e seguir uma tendência cada vez mais frequente na indústria, que aposta em diferentes versões para conquistar o público mais jovem.

GoPro lança pela primeira vez nova cor para sua câmera — Foto: Divulgação

Nos Estados Unidos, o produto vai custar US$ 399, o mesmo valor do lançamento do ano passado. O modelo na cor preta chegou ao Brasil custando R$ 3.499 no ano passado. Ainda não há data para o lançamento por aqui.

A nova versão da GoPro conta com novo redesenho para permitir maior duração da bateria. Segundo a empresa, agora é possível gravar até uma hora e meia a mais do que na versão anterior em 4K (de ultra definição) ou até duas horas e meia a mais em HD. Em média, a duração está 10% maior em relação ao modelo apresentado no ano passado, a Hero 12.

Aposta em nova lente para cinema

A companhia aproveitou ainda o anúncio da nova cor para ampliar a linha de lentes, batizada de HB-Series, lançada no ano passado e voltada para usos específicos.

GoPro lança lente anamórfica para filmagens profissionais em formato de cinema — Foto: Divulgação
GoPro lança lente anamórfica para filmagens profissionais em formato de cinema — Foto: Divulgação

Desta vez, a novidade inclui uma versão de lente anamórfica para filmagens profissionais em formato de cinema. A lente grava na proporção de 21:9 e possui um campo de visão ultra-amplo. A combinação, segundo a companhia, permite captar imagens com perspectiva cinematográfica. O preço é de US$ 129,99. Assim como a câmera Hero, a lente também é à prova d’água.

Além da nova lente anamórfica, a companhia tem outras três lentes, como a ultra-ampla, que traz um novo campo de visão, com ângulo de 177 graus. Essa lente é 36% mais larga e 48% mais alta do que a padrão da GoPro. A proporção de imagem durante a captura é de 1:1, permitindo maior flexibilidade na edição, como a adaptação para versões horizontal e vertical para as redes sociais.

Há ainda a lente macro, voltada para capturas de perto. Essa lente oferece zoom de quatro vezes, com distância mínima de 11 centímetros da imagem. Também fazem parte da linha os filtros de densidade neutra, que permitem um desfoque inteligente de movimento. Ou seja, é possível manter o foco em uma parte da imagem e desfocar o restante (o chamado efeito blur) durante uma gravação.

Segundo a empresa, a própria câmera Hero 13 detecta automaticamente o tipo de lente que está sendo acoplada.

GoPro aposta em nova cor para suas câmeras pela primeira vez