Os legisladores do Havaí aprovaram um projeto de lei pioneiro que aumenta o imposto hoteleiro no estado norte-americano para financiar ações de combate às mudanças climáticas, informou o gabinete do governador.
- Leia mais: Cientistas testemunham erupção vulcânica na Cordilheira do Oceano Profundo pela primeira vez
- Entenda: Cigarras que emergem do solo a cada 17 anos ressurgem nos Estados Unidos e intrigam cientistas
O governador do Havaí, Josh Green, afirmou que pretende sancionar a legislação, que eleva em 0,75 ponto percentual o imposto sobre acomodações de curto prazo, como hotéis e aluguéis por temporada.
— Esta legislação, que pretendo assinar, é a primeira do tipo no país — declarou Green em um comunicado divulgado por sua equipe na sexta-feira. — O Havaí está realmente estabelecendo um novo padrão no enfrentamento da crise climática — comemorou.
Atualmente, o estado, que recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, cobra um imposto de 10,25% sobre acomodações temporárias (TAT), incluindo estadias de férias e outros tipos de aluguel. Os condados havaianos ainda aplicam um imposto adicional de 3%, o que, somado ao novo aumento, elevará a tributação sobre turistas hospedados em hotéis a 14% em todo o estado.
Segundo o gabinete do governador, a nova taxa deve arrecadar aproximadamente 100 milhões de dólares por ano, destinados à mitigação de desastres. Green descreveu a medida como uma “taxa de impacto climático” ou “taxa verde”, acrescentando que — ajudará as ilhas a enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/3/A/6wPwEAS7qppVVtAPBMmw/105483724-files-burned-palm-trees-and-destroyed-cars-and-buildings-in-the-aftermath-of-a-wildfire-in.jpg)
Um incêndio florestal devastador atingiu a ilha havaiana de Maui em 2023, matando mais de 100 pessoas e causando bilhões de dólares em prejuízos.
— Dada a devastação que vimos em Maui em agosto de 2023, essa medida é crucial, pois nos ajudará a enfrentar o risco de incêndios florestais decorrente da crise climática — disse Green no comunicado.