Ícone da vida cultural do Rio, o Canecão está agora, de vez, na memória e na saudade. Nesta terça-feira, apenas parte da estrutura e paredes de um dos lados do antigo prédio seguiam de pé no terreno em Botafogo, fase final de demolição do imóvel para ter início a obra de construção do novo equipamento cultural multiuso. Na área entre as avenidas Venceslau Braz e Lauro Sodré, ao lado do Shopping RioSul, será erguido um novo complexo, com previsão de inauguração em 2026. O novo Canecão abrigará bem mais do que uma casa de shows.
- Saiba mais: Rio terá feriadão de seis dias com decreto de ponto facultativo
- Carnaval: Nova mestre de bateria do Arranco é filha de Laíla e será uma das primeiras mulheres no posto na Sapucaí
O espaço multicultural abrigará oito diferentes unidades de entretenimento, num projeto arquitetônico com 15.000m² de terreno e 20.000m² de área construída. Serão cinco pavimentos, divididos entre subsolo, térreo e três andares, que inclui ainda área verde, com um bosque. A previsão é de que todo o complexo seja inaugurado de uma.
O empreendimento do consórcio Bonus Klefer, responsável pela concessão do espaço por 30 anos, tem investimento total de R$ 200 milhões. O projeto é assinado pelo arquiteto João Niemeyer. O consórcio afirma que segue com o planejamento inicial, inclusive no que diz respeito à captação de recursos e financiamento da obra.
Numa primeira fase de demolições foi derrubada a estrutura interna, que teve início no dia 6 de agosto do ano passado, também com obras de limpeza e terraplanagem. Esta nova etapa, com a derrubada do restante do imóvel, começou há cerca de duas semanas.
- Elementos tradicionais: Exposições na Zona Norte exploram o carnaval de rua e a identidade negra no cotidiano carioca
Um pedacinho da história do local será preservada e restaurada. O imponente e colorido painel criado por Ziraldo — jornalista, cartunista e escritor que morreu aos 91 anos, há quase um ano — será recuperado e voltará a ser exposto no espaço multiuso. A área de 500m² será voltada à realização de pocket shows e eventos sociais e corporativos. A restauração da obra, que mede seis metros de altura por 32 metros de largura, será feita pela equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/8/8/kRDxA8RAAt053cNlv6jw/whatsapp-image-2025-04-01-at-10.49.57.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/k/B/dKB4pkQeuAgRYD1TOlAw/106640416-ri-rio-de-janeiro-rj-projeto-para-o-novo-canecao-preve-um-complexo-cultural-com-varios.jpg)
O terreno será totalmente reformulado, que passa a ter uma área pública de convivência, além de um espaço para circulação de veículos. Diferente da construção do imóvel da casa de shows, bem próximo à rua, o novo complexo ficará afastado da via, e mais perto da área verde.
O novo imóvel também aposta na sustentabilidade. O projeto prevê a instalação de painéis solares, possibilitando a geração da própria energia. Também será implementado um sistema de gestão de resíduos, com foco no conceito lixo zero, que buscará desviar 90% do que foi produzido e iria para aterros sanitários, dando destinação correta. Ainda faz parte do planejamento instalação de sistemas de captação e reúso de água da chuva, a ser empregado para atividades como limpeza e irrigação de áreas verdes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/d/7/up55SNQLSVfxivnD5oHg/whatsapp-image-2024-08-14-at-20.06.48.jpeg)
Como parte das contrapartidas para a UFRJ, dona do terreno, o consórcio Bonus Klefer irá fazer duas construções no campus Praia Vermelha, também em Botafogo, uma área de 10 mil m². Serão um prédio acadêmico com 80 salas de aula e um restaurante universitário com capacidade para até 2.500 refeições ao dia. Os imóveis serão entregues junto com o novo complexo multiuso.
- Grande Sala de Espetáculos: com 3.300m² e capacidade para até 6 mil pessoas, distribuída em três pavimentos. Espaço onde serão realizados os shows, concertos, peças e apresentações gerais. O projeto acústico e de iluminação de palco será assinado pelo renomado consultor José Augusto Nepomuceno.
- Espaço Multiuso: espaço multiuso, com 500m², voltado para a realização de pocket shows e eventos sociais e corporativos. Ambiente que irá abrigar o famoso mural do artista e cartunista Ziraldo, que será restaurado pela equipe da UFRJ.
- Espaço de Exposições: área de 500m² para mostras artísticas visuais.
- Microteatro: inovador ambiente de 1.000m² voltado para experiências únicas cênico-gastronômicas.
- Estúdio Criativo: espaço destinado à criação de produtos musicais, captação de vídeos, entrevistas, podcasts e toda estrutura para apoiar os novos talentos da música e das artes.
- Museu da Música: espaço de 1.000m², dedicado à história da casa e da música nacional e internacional, com ações imersivas e acervo exclusivo, com público estimado de 100.mil pessoas por ano.
- Bosque: área verde descoberta de 5.000m², ideal para feiras e eventos ao ar livre. Espaço gratuito, terá funcionamento independente das demais atividades, oferecendo uma programação agradável e com a cara do Rio de Janeiro.
- Lounge Canecão: espaço com 300m² para os patrocinadores se encontrarem com convidados e parceiros nos dias de evento na Grande Sala, com o objetivo é facilitar novas conexões e estreitar relacionamentos.