A influenciadora Maíra Cardi desabafou para seus 9 milhões de seguidores no Instagram sobre a fase turbulenta que tem vivido nos últimos dias. Além da reta final da gravidez e dos cuidados pós-cirúrgicos do marido, Thiago Nigro, que se acidentou durante a renovação de votos do casal, Maíra revelou ter aberto um buraco na gengiva de forma inesperada após perder o espaçador colocado no procedimento cirúrgico de retirada de um dente.
- Juliana Paes fala sobre beleza, autocuidado e maturidade: ‘A verdadeira liberdade é fazer o que quiser’
- ‘Me sinto cada vez mais conectada com a moda’: Lore Improta embarca em jornada transformadora por Paris
“Caiu todo. Não é brincadeira, não. Eu fiz uma cirurgia e arranquei o dente. Aí, sobrou um espaço entre os dentes, que eu tenho que colocar outro dente. Só que eu não posso colocar agora porque é uma outra cirurgia. Eu só podia fazer uma de emergência. Então ele [dentista] colocou um espaçador entre os dentes para eles não se unirem. Agora está cortando minha língua e está saindo sangue. Eu tenho que fazer outra cirurgia. Só que eu não tenho tempo pra fazer outra!”, explicou a influenciadora.
Cristiano Demartini, dentista especialista em Implante Dentário e CEO da OdontoTop, rede pioneira no conceito de hospitais odontológicos, ressalta que a atenção à saúde bucal deve ter a mesma importância que os demais cuidados durante a gestação, já que complicações como o parto prematuro podem estar associadas tanto a emergências quanto a situações aparentemente simples.
“Durante a gestação, o corpo passa por diversas mudanças hormonais que podem afetar diretamente a saúde bucal. Entre elas está o aumento dos hormônios estrogênio e progesterona, que podem deixar as gengivas mais sensíveis, favorecendo inflamações, sangramentos e até o desenvolvimento da gengivite gravídica. O cuidado principal sempre será manter a rotina correta de higiene bucal, com escovação e uso de fio dental, mas vale destacar a importância de atualizar sempre o dentista sobre a gravidez, principalmente se o paciente não tiver um dentista fixo, para evitar o uso de medicamentos e procedimentos arriscados, e obter orientação correta”, pontua Demartini.
Em sua conta no Instagram, Maíra atualizou os fãs nesta terça-feira (15) informando que realizou um tratamento a laser para cicatrização do espaço vazio deixado pela falta do dente e que já se sente melhor. Em agosto, a influenciadora havia sido diagnosticada com fungos no dente, após fraturá-lo ao morder um milho de pipoca e não receber tratamento adequado, e realizou recentemente a cirurgia de extração.
“Quando ocorre uma fratura no dente, as camadas de proteção natural podem ser comprometidas. Isso expõe a dentina e, em casos mais graves, a polpa dentária, que contém vasos sanguíneos e nervos. Essa exposição cria uma porta de entrada para bactérias da cavidade oral que, se não for tratada a tempo, como no caso da influenciadora, leva à morte do dente. É normal que durante a gravidez o uso de medicamentos seja limitado, por isso, tecnologias são grandes aliadas. O uso do laser estimula as células responsáveis pela recuperação dos tecidos, acelera a cicatrização, reduz inflamações, alivia a dor e diminui o risco de infecções. A odontologia tem evoluído rapidamente com o avanço das tecnologias, tornando os tratamentos mais precisos, confortáveis e seguros. Vale a pena procurar especialistas para entender o caso e identificar o tratamento ideal”, completa Demartini.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 55% dos brasileiros não realizam consultas odontológicas anuais, um número significativo considerando que o país possui a maior concentração de dentistas do mundo. Assim como no caso da influenciadora, é comum que as pessoas negligenciem ou ignorem sinais de alerta no dia a dia. Cristiano Demartini reforça que o acompanhamento regular com um profissional pode impedir a evolução de um quadro silencioso e, inclusive, garantir a saúde geral do paciente.