O nome de Dennis Schröder está marcado para sempre na história do basquete alemão. O armador foi o grande nome da vitória por 85 a 83 sobre a Turquia, neste domingo, na final do Eurobasket, o campeonato europeu de basquete, em Riga (Letônia).

Com o título, o armador do Sacramento Kings e com passagens por vários outros grandes times da liga americana, ajudou sua equipe a emendar uma dobradinha com o Mundial, conquistado há dois anos. Ele terminou o Eurobasket eleito MVP (melhor jogador), assim como na competição de 2023.

Schröder em ação contra a Turquia — Foto: Gints Ivuskans / AFP

Schröder foi o terceiro MVP alemão do torneio e se juntou às lendas Chris Welp e Dirk Nowitzki. Ele terminou a competição com médias de 20,3 pontos, 3,4 rebotes e 7,2 assistências. Porta-bandeira da Alemanha nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado, o jogador está eternizado de vez na história de sua seleção e de seu país.

A Alemanha foi campeã europeia pela segunda vez, somando ao título de 1993. A vitória sobre os turcos veio com 20 pontos de Isaac Bonga, 18 de Franz Wagner e 16 de Schröder – que ainda distribuiu 12 assistências. O maior pontuador da partida foi a sensação turca Alperen Sengün, com 28.

Mais cedo, a Grécia venceu a Finlândia por 92 a 89 e ficou com o bronze. O time ideal da competição tem Dennis Schröder, Luka Doncic (Eslovênia), Franz Wagner, Giannis Antetokounmpo (Grécia) e Alperen Sengün.

MVP, Dennis Schröder leva Alemanha ao título do Eurobasket e se eterniza