A corrida para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 entrou na fase decisiva. Uma comitiva da Panam Sports, entidade máxima do esporte olímpico nas Américas, inicia nesta quarta (1º) uma visita técnica ao Rio de Janeiro e a Niterói para avaliar a candidatura conjunta das duas cidades. A inspeção se estenderá até sexta-feira.
- Desafio dos Fortes: Niterói receberá primeira edição da corrida de rua; veja como se inscrever
- Zona Sudoeste: Moradores sugerem outro nome para a região e fazem pedido à Câmara de Vereadores
A largada na inspeção será dada no Parque Olímpico da Barra, na Zona Sudoeste do Rio, onde estão o Velódromo e o recém-inaugurado Rio Museu Olímpico. A visita será acompanhada pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pelos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves. O Parque Olímpico receberia 18 modalidades em 11 instalações já existentes e em uso.
O ponto de partida será o Parque Aquático Maria Lenk, onde funciona o Centro de Treinamento do COB, local de preparação dos atletas de elite do Brasil. De lá, a comitiva deverá seguir para Ginásio Experimental Olímpico Isabel Salgado, Museu Olímpico do Rio, Velódromo Olímpico, Arena Carioca 1 e Arena Olímpica (Farmasi Arena).
Depois, no CT do COB, a equipe da Panam conhecerá detalhes do centro de Ginástica Artística, em apresentação feita pela medalhista olímpica Jade Barbosa, e percorrerá o Centro de Alta Performance da entidade, que reúne equipamentos de última geração para os atletas.
A ideia é que ao final da visita os avaliadores tenham a experiência de seguir de BRT até a Estação Jardim Oceânico, para conhecer mais um dos legados dos Jogos Olímpicos de 2016 para a cidade.
Fazem parte da comissão de avaliação Neven Ilic, presidente Panam Sports; Jimena Saldaña, secretária geral,. Mario Moccia, presidente do Comitê Olímpico da Argentina, Dennis Knight, presidente do Comitê Olímpico de São Cristóvão e Nevis, e Sara Rosario, presidente do Comitê Olímpico de Porto Rico.
Ao longo de três dias, os avaliadores conhecerão instalações em cinco regiões (Barra da Tijuca, Copacabana, Centro, Deodoro e Niterói) e terão acesso a detalhes do projeto. No próximo dia 10, em Santiago, no Chile, será anunciado o veredito sobre quem sediará o evento. Rio e Niterói concorrem diretamente com Assunção, no Paraguai, para receber o maior evento esportivo do continente.
A visita é vista como decisiva para demonstrar que as cidades têm infraestrutura, experiência e capacidade de mobilização para receber a competição que reunirá milhares de atletas e turistas de toda a América.