Usar o celular no banheiro se tornou um hábito cotidiano para milhões de pessoas, mas especialistas alertam que essa prática pode ser prejudicial. Diversos estudos apontam que passar longos minutos com um dispositivo eletrônico enquanto se está no vaso sanitário não apenas compromete a higiene do aparelho, mas também pode causar impactos negativos à saúde intestinal e ao sistema circulatório.
- Sono da beleza: neurologista explica como a maneira que dormimos impacta na formação de colágeno, rugas e acne
- ‘Erva-santa’: o que diz a ciência sobre esta planta ancestral que ajuda a aliviar a insônia
Um estudo recente, publicado na revista Plos One, foi realizado com adultos que fizeram colonoscopias de rotina no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston (EUA). Os participantes responderam questionários sobre seus hábitos de uso do celular no banheiro, além de perguntas relacionadas ao esforço para evacuar, ao consumo de fibras e ao nível de atividade física.
Dos 125 pacientes avaliados, 43% apresentavam hemorroidas visíveis durante a colonoscopia. Os usuários frequentes de celular no banheiro eram, em média, mais jovens do que aqueles que não tinham esse hábito — 55 anos contra 62.
No total, 66% admitiram usar o telefone enquanto estavam no vaso. Esse grupo passava mais tempo sentado: 37,3% permaneciam mais de cinco minutos por visita, em comparação a apenas 7,1% entre os que não usavam o celular.
- Creatina é para todo mundo? Verdades, mitos e tudo o que você precisa saber antes de tomar este suplemento
Como resultado, o estudo concluiu que usar o celular ou outro dispositivo no banheiro aumenta em 46% o risco de desenvolver hemorroidas. As atividades mais comuns durante o uso foram ler notícias (54,3%) e checar redes sociais (44,4%).
— O próximo vídeo ou TikTok começa automaticamente. Isso faz com que as pessoas permaneçam sentadas por muito tempo, exercendo uma pressão prolongada sobre os tecidos retais — afirma a gastroenterologista Trisha Pasricha, coautora do estudo, em entrevista ao The New York Times.
Complicações à saúde e à higiene por ficar muito tempo sentado no vaso
Comparados às pessoas que nunca usam o celular no banheiro, os que o utilizam tendem a permanecer sentados por mais de cinco minutos com muito mais frequência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/P/B/C8xNr0ShOh0kt7NJkyEQ/mulher-de-colheita-usando-smartphone-na-banheira-resolucao-menor.jpg)
Segundo Pasricha, ficar tanto tempo nessa posição regularmente pode afetar as veias e os músculos pélvicos.
— O vaso sanitário é basicamente um buraco aberto: não há nada que te sustente, nenhuma força de contrapeso — explica.
Com o tempo, o tecido que sustenta os vasos sanguíneos do reto pode enfraquecer, fazendo com que se dilatem e inflamem. O esforço para evacuar pode aumentar o risco de prolapso retal, uma condição em que a parte final do intestino grosso se desloca e sai pelo ânus, segundo a médica Lynn O’Connor, chefe de cirurgia colorretal do Mercy Medical Center e do St. Joseph Hospital, em Nova York. Embora seja uma condição rara, o esforço repetido pode contribuir para seu surgimento.
- Abóbora: o superalimento rico em nutrientes que fortalece o sistema imunológico e é um poderoso aliado antienvelhecimento
Além disso, usar o celular no banheiro também representa um risco à higiene. As bactérias presentes nas fezes podem facilmente passar das mãos para o telefone no momento da limpeza. Pressionar o botão da descarga com a tampa aberta ainda faz com que partículas fecais se espalhem pelo ar e acabem depositadas no aparelho, alerta O’Connor.
Mesmo após lavar as mãos, ao tocar novamente no celular, a pessoa volta a se expor a esses germes. Não há evidências de que esse tipo de contaminação cause doenças ou surtos infecciosos, mas, como destaca Pasricha, “é simplesmente nojento”.
Recomendações médicas para usar o celular no banheiro sem prejudicar a saúde intestinal
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/e/Y/aBNbBRQ7SbvTzbBm0YAw/mulher-usa-telefone-celular-no-banheiro-desfruta-de-boa-conexao-de-internet-no-banheiro-tira-calcinha-tem-vicio-em-redes-sociais-navega-sites-mantem-os-pes-no-tapete-isolados-na-parede-rosa-resolucao-menor.jpg)
O gastroenterologista Eamonn Quigley, chefe de gastroenterologia do Houston Methodist Hospital, recomenda que, para quem tem o hábito de usar o celular no banheiro, a postura seja sempre ereta e não curvada sobre a tela.
Já Pasricha sugere aplicar a chamada “regra dos cinco minutos”: evitar permanecer sentado no vaso sanitário por mais de cinco minutos consecutivos. Se esse tempo passar e a evacuação não ocorrer, ou se for necessário fazer esforço, o ideal é procurar um gastroenterologista, pois pode se tratar de fezes endurecidas ou constipação intestinal.